body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“… o meu justo viverá pela fé, se retroceder, nele não se compraz a minha alma”

Por Joedson Telles

A frase que serve de título para este texto está na Bíblia Sagrada, na carta aos Hebreus (10:38). Ela tenta nos dizer que se não praticarmos a fé no nosso dia a dia a alma de Deus não terá prazer. E obviamente, estaremos perdendo a nossa salvação. Não se consegue a salvação e não mais se perde. Há riscos. É preciso manter-se salvo agindo como cristão de verdade 24h por dia. Em um segundo, num cochilo, a pessoa pode estar jogando fora toda vida cristã. A salvação é conquistada a cada segundo. A menos, óbvio, se a pessoa aceitar Jesus de verdade e morrer em seguida. Como o famoso ladrão na cruz.

O fato é que a opção por uma vida voltada para Jesus Cristo exige sacrifícios. Lógico que não há felicidade maior que viver em espírito. Só quem vive sabe. Mas servir a Jesus Cristo, único caminho para agradar a Deus e esperar pela graça da salvação eterna, é abdicar coisas que o mundo oferece, mas que são vetadas pela palavra de Deus, a Bíblia. Inclusive, e óbvio, coisas que até geram prazer momentâneo.

O adultério, por exemplo, está no caminho de muitos quando o amor não está presente na união. Óbvio que o fato de aceitar Jesus Cristo não torna um homem cego. Tampouco retira seu discernimento para não saber o que é uma mulher bonita. O mesmo vale da mulher para o homem, é claro. Todavia, o fato de saber que Deus cobra fidelidade ao casal, sepulta quaisquer chances de o cristão adulterar.

E assim acontece com outras coisas oferecidas pelo mundo, que igualmente espelham o sacrifício na fé. O cristão de verdade não toma decisões por ele mesmo. Baseia-se na Bíblia e na voz do Espírito Santo.“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Lucas (9:23). Aí está claro que o cristão passa a ser servo – e servo não tem vontade própria.

Após tomar a decisão de querer seguir Jesus Cristo, a pessoa deve estar preparada para enfrentar as provações. O sentido de cruz é vitória. Mas uma vitória precedida pelo sacrifício. Então, do mesmo modo que sacrifica coisas mundanas que a Bíblia condena, tem que sacrificar frente as tribulações, as provações inerentes à vida cristã. A Bíblia diz, em 1 João 5:19, que o mundo jaz no maligno. Também nos ensina que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os espíritos imundos (Efésios 6:12).

Desta forma, está claro que satanás fará tudo e mais alguma coisa para que o cristão retroceda. O mais importante e o melhor de tudo, entretanto, é que depende, exclusivamente, de cada um de nós vencermos. Basta a fidelidade à palavra de Deus. O preço da nossa vitória foi altíssimo: o sangue de Jesus. É imprescindível ao cristão não esquecer disso um segundo sequer.

Deus no comando.

Modificado em 23/05/2013 19:49