body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O exemplo da fé de Abraão

Por Joedson Telles

“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei” (Gênesis 22: 1,2). 

Que tarefa difícil, espinhosa, terrível, impensável…

Abraão, obviamente, não havia tido acesso ao texto bíblico, para saber que se tratava de um teste. Mas foi em frente e obedeceu sem sequer ter tido uma explicação por parte Deus. Agiu como um verdadeiro adorador. Confiou no caráter de Deus.

“Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho” (Gênesis 22:9-12).

Até este momento, podemos tentar imaginar o que passou pela cabeça de Abraão… Anteriormente, Deus prometeu-lhe um filho, mesmo estando ele e sua mulher, Sara, em idades avançadas.

Deus ainda tinha dito que multiplicaria a descendência de Abraão, usando as incontáveis estrelas do céu para comparar o número destes descendentes. Eis que, agora, todavia, determina que Abraão mate o próprio filho de forma cruel.

Onisciente, Deus não precisaria testar Abraão para saber qual seria o desfecho do episódio. Mas o fez para mostrar ao próprio Abraão – e a todos nós que cremos e somos parte da descendência – como Ele trabalha a fé dentro de cada pessoa.

Mesmo em meio a dor incomparável, Abraão obedeceu de pronto. Não questionou. Não murmurou. A Bíblia não diz que ele também se revoltou. Sequer dividiu seu drama com Sara.

Até quem não tem filho pode avaliar o que é ter que empurrar uma faca no pescoço do próprio filho e depois queimar o corpo todo. Mas Abraão decidiu obedecer.

Testes, provações, desertos são comuns na vida de todos nós. Costumamos pensar que os problemas alheios são menores, mas não são. Deus sabe exatamente como manter o equilíbrio – e todos sofremos. A diferença é a forma que encaramos os problemas.

Algumas pessoas apelam para as próprias forças ou de terceiros. Outras buscam ajuda espiritual reprovada por Deus em práticas fora da Bíblia.

Ainda que pareça loucura aos olhos do mundo, os que vivem pela fé em Cristo Jesus apenas andam de acordo com o que ensina a Bíblia e deixam Deus agir. Assim como Abraão, decidem obedecer e confiar.

“Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos” (Gênesis 22:7,8).

Os que vivem pela fé sabem que, ainda que não entendam nada, Deus está cuidando de tudo, e nenhum dos planos Dele jamais será frustrado.

Deus no comando.

Modificado em 06/03/2022 12:21

Universo Político: