body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Não ao racismo. Racismo é crime. Racista na cadeia

Por Joedson Telles

De repente o mundo dá uma pausa no tema coronavírus – no mínimo divide sua atenção – e se volta para um velho, repulsivo e vergonhoso tema: o racismo. E mesmo totalmente fora de qualquer lógica não estúpida, em pleno 2020, ainda precisamos protestar contra este ato criminoso, ridículo, pequeno. Todos, sem a chamada exceção à regra, deveríamos ter a lucidez de enxergar o óbvio: somos iguais. Diferentes são as nossas ações. Aliás, isso é tão óbvio que fica até complicado argumentar sem cair no lugar comum.

Bola da vez, o assassinato do negro americano George Floyd, cujos detalhes estão a povoar mentes em todo o mundo, ratifica a insanidade humana – ao mesmo tempo em que nos convoca à antiga guerra contra criminosos perigosos que, como ficou evidente, se tiverem chance de eliminar um negro não pensam duas vezes. Mesmo que tenham tempo para refletir sobre o erro imperdoável que estão prestes a cometer, não se dominam. O caso George Floyd foi filmado e as imagens servem de combustível contra o mal. Mas quantos negros são mortos em situações análogas e sequer ficamos sabendo?

Quando tem lucidez, inteligência e, sobretudo, amor dentro de si, uma pessoa não vê diferença entre as demais por conta da cor da pele. O respeito e a empatia acontecem de forma natural. E, assim, fica muito difícil, se não impossível, entendermos a mente de um racista. O que faz uma pessoa não gostar de outra que, na maioria das vezes, sequer conhece, simplesmente, por esta pessoa ser negra? Maltratar e até matar em nome da cor? Não há respostas que justifiquem o crime. E o problema nunca estará do lado do negro, mas do racista.

O negro, observe-se, é uma vítima de um  doente. O negro é um ser humano igual ao pardo, o branco, o amarelo, o azul… Igual em todos os sentidos. Soa desnecessário repetir o óbvio. Já o racista, não. Ele é o diferente. Em se tratando dele, o preconceito se justifica: racista não presta. É um criminoso que precisa ser excluído da sociedade e ponto final.

Aliás, não se trata de preconceito, mas de conceito, noção, concepção: racista é um criminoso pronto a machucar um ser humano inocente e precisa ser combatido antes de fazer o mal – seja ajoelhando-se sobre o pescoço da vítima, negando-lhe uma oportunidade de emprego, o livre acesso ou lançando um olhar preconceituoso que machuca mais que um soco no rosto …

… Lógico que não tenho a pretensão de acabar com o racismo apenas com este texto. Mas, com certeza, sou mais uma formiguinha a me somar ao bom combate. Precisava desabafar. Ratificar que estou do lado dos negros. Já pensou a força da corrente se todos que estão do lado dos negros e contra os racistas expressarem suas opiniões?

Vamos lá. Quem não souber escrever um texto basta postar uma frase de efeito nas redes sociais. Não ao racismo. Racismo é crime. Racista na cadeia já… Uma frase que somada a tantas outras afins reforce, de pronto, que estamos do lado do bem –  dos nossos irmãos em Jesus Cristo.

P.S. Por falar em frase, clono uma do jornalista e amigo Gilson Sousa feita sob encomenda: “Eu quero saber quem é o (a) fdp que diz que vida de negro não importa. Venha dizer a mim, caralho!”

 

Modificado em 04/06/2020 13:42

Universo Político: