body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Ministro visita Sergipe e avalia envio de investimentos para equipamentos esportivos

Após recepcionar sete delegações internacionais durante o período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a capital sergipana recebeu, na manhã deste sábado, dia 27, a visita do ministro do Esporte, Leonardo Picciani. Acompanhado do governador Jackson Barreto, Picciani esteve no Parque Aquático Zé Peixe, Ginásio Constâncio Vieira, Arena Batistão e no Centro Nacional de Ginástica Rítmica para observar as condições de funcionamento e ouvir da comunidade esportiva reivindicações de melhoria. O gestor do Ministério assegurou que vai analisar as solicitações e que, de acordo com as possibilidades orçamentárias do Governo Federal, irá proporcionar intervenções nos equipamentos esportivos sergipanos.

“Pudemos verificar aqui o excelente trabalho feito pelo Estado no incentivo da prática esportiva. Não é à toa que Sergipe sedia a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Vimos também a necessidade de alguns locais receberem investimentos na melhoria de suas condições, sobretudo o Ginásio Constâncio Vieira, que é um grande ícone do esporte nordestino e precisa efetivamente ser reformulado para melhor atender a população, sediar competições de alto nível e contribuir para o desenvolvimento do esporte brasileiro. O Ministério, dentro de nossas possibilidades, será parceiro do Governo do Estado na requalificação desses equipamentos”, declarou o ministro do Esporte.

O governador Jackson Barreto acredita que a visita de Leonardo Picciani abre perspectiva para que o Ministério do Esporte esteja atento sobre a importância do desenvolvimento esportivo em Sergipe. “Avalio a presença do ministro como uma grande vitória para Sergipe. Picciani viu que precisamos melhorar as condições do Constâncio Vieira, e visualizou o desenvolvimento de nosso estado, que recebeu sete delegações para o período de aclimatação das Olimpíadas. Sergipe deu bom exemplo e teve oportunidade de conviver com atletas de diversos lugares do mundo. Agora esperamos que o ministro possa compreender a importância de Sergipe, principalmente com sua participação no período pré-olímpico”, destacou.

Sergipe recebeu no período de aclimatação para os Jogos Rio 2016 as delegações olímpicas de natação de Belarus, Cazaquistão, Polônia, Croácia, Ucrânia e República Tcheca, que usaram o Parque Aquático Zé Peixe; e de futebol e ginásticas rítmica, de trampolim e artística do Japão, que treinaram, respectivamente, na Arena Batistão e no Ginásio Constâncio Vieira. O estado também foi utilizado para preparação da seleção brasileira de ginástica rítmica, que tem seu Centro de Treinamento sediado na capital sergipana.Para o secretário de Estado do Turismo e Esporte (Setesp), Saulo Eloy, Sergipe é um estado credenciado a receber grandes eventos esportivos, e o período de aclimatação foi a prova disso.

“Tivemos aclimatação muito elogiada pelo país afora e servimos de exemplo para vários estados, sobretudo pelo conceito de organização. Destaco que estamos recebendo também atleta de Cazaquistão, que nos escolheu para fazer seu período de aclimatação da Paralímpiada. Sergipe está pronto e capacitado. Somos pequenos geograficamente, mas grandes no que fazemos”, pontuou.

Demandas

As visitas do ministro do Esporte aos equipamentos esportivos sergipanos serviram para indicar a necessidade de melhorias, segundo comenta Saulo Eloy. O secretário estadual destaca que, dentre os pleitos, é necessário reformar e modernizar o Ginásio Constâncio Vieira. Sobre isso, Leonardo Picciani adiantou que, de acordo com as possibilidades orçamentárias, irá tomar providências de cunho imediato. Para dar seguimento a essa solicitação, o Governo do Estado comprometeu-se a enviar para o Ministério documento atualizado com solicitações.

Outra demanda estadual é a climatização do Centro Nacional de Ginástica Rítmica. De acordo com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Maria Luciene Cacho, é preciso oferecer mais condições de treino as atletas. “Nossa maior reivindicação é a climatização, pois é muito quente. Não podemos colocar janelões para ventilar, por causa das fitas [um dos aparelhos utilizado no esporte]. Essa visita nos traz muitas alegrias e tenho certeza que o ministro vai ajudar ao estado, que tem um espaço onde a seleção brasileira se concentra e treina diariamente. Essa mesma equipe trouxe uma conquista para o Brasil na Olímpiadas. Pela primeira vez nosso país ocupou o 9º lugar e esperamos dar continuidade a esse trabalho tão bonito”.

Em resposta a solicitação da ginástica rítmica, Leonardo Picciani adiantou que o Centro de Treinamento da seleção se encaixa no projeto da Rede Nacional de Treinamento, iniciativa divulgada recentemente. O ministro explica que o objetivo da Rede é promover integração dos equipamentos esportivos condizentes aos investimentos do Ministério, inclusive os do legado Olímpico, de modo a promover não só o desenvolvimento de atletas que estão iniciando, como os de alto rendimento.

Nesse sentido de promoção desportiva, Picciani comentou sobre o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) que está sendo construído em Lagarto. Com investimento superior a R$ 3.700.000, o local tem objetivo de ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificando e incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras.

“Lagarto tem um dos equipamentos da Rede Nacional de Treinamento. É uma obra já iniciada e teremos ginásio e equipamentos para prática de quase 40 modalidades. E esses Centros de Iniciação ao Esporte guardam uma característica muito importante: sempre escolhemos construí-los nos bairros de menor IDH das cidades para permitir que o equipamento sirva não só para o desenvolvimento do esporte, como para possibilidade de garimpar talentos e, sobretudo, promover inclusão social”, complementou o ministro.

O Centro de Lagarto será composto por ginásio poliesportivo e complexo de atletismo, campo de futebol oficial, academia, salas de professores, enfermagem e de administração. Como contrapartida a Prefeitura Municipal será responsável pela manutenção e conservação do Centro, inclusive do campo de futebol, já existente, que será incorporado pelo Centro de Iniciação.

Enviado pela Secom do Governo do Estado

Modificado em 28/08/2016 06:10

Universo Político: