body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Mesmo que seja condenado no caso Tríplex, Lula pode obter êxito no projeto 2018

Por Joedson Telles

Depois do histórico encontro com o juiz Moro, não seria o caso de uma pesquisa séria a revelar se Lula ganhou musculatura, como pregam apaixonados, ou se a turma não simpatizante tem razão, quando alega que o mesmo grupo de sempre faz o barulho de sempre, mas o petista não convence ninguém que é inocente?

Seria uma forma de as pessoas neutras, as que querem a verdade seja ela qual for, e aí contem comigo, serem contempladas. Sem dados científicos, fica-se na retórica entre o amor e o ódio ao ex-presidente.

Acho até que o Lula levou a melhor em cima do Moro, que fugiu muito do tema tríplex, essência do inquérito pelo que consta. Agora, se ele é ou não inocente é outra história bem diferente. Só gogó não convence. Se Lula afirmou em juízo que não tem influência no PT, imagine o que contem no repertório?

Mas, evidentemente, mesmo com as provas testemunhais jogadas à mesa no atacado, se as provas materiais não emergirem nada feito. Lula continuará negando e delatores acusando o resto da vida. A palavra de um contra a de outros. E quando apertarem muito, Lula pode jogar a bola para a falecida e pronto.

Insisto no lugar comum: todos são inocentes até que o contrário seja provado. E as provas irrefutáveis que cabem somente aos que acusam não aparecem. Embora, como se sabe, o Ministério Público Federal já anunciou que solicitará novas diligências antes das alegações finais no processo.

Pelo que se viu até agora, ainda que Lula seja, de fato, o dono do famoso imóvel, situado no edifício Solaris, no Guarujá, município do litoral de São Paulo, caso o ex-presidente não admita e as provas não apareçam, ainda assim Lula será condenado? Creio que, neste momento, nem Moro tem segurança na resposta.

Mas vamos imaginar que, na pior das hipóteses, o petista seja condenado nesta questão do Tríplex. Estará fora do pleito como sonham os adversários? Nem tanto. A depender do calendário da Justiça, como se trata de primeira instância, recorrerá em liberdade, e, obviamente, terá conseguido o tempo necessário às suas pretensões políticas para 2018. E a julgar pelas pesquisas, pode preparar o terno. Leva no primeiro.

Modificado em 12/05/2017 08:21

Universo Político: