body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jeferson Andrade, suas digitais e a reeleição

Por Joedson Telles 

Uma matéria postada no site Radar Sergipe, editado pelo amigo comunicador César Cabral, assegura, à luz  do entendimento de assessores jurídicos da Assembleia Legislativa de Sergipe e de outros advogados externos, que a Mesa Diretora da Alese, que tem como presidente o deputado Jeferson Andrade, pode, sim, ser reeleita. Ou seja, há o respaldo jurídico para permanecer durante toda a atual legislatura.

“Para eles, os impasses e embaraços ocorridos noutros estados brasileiros decorrem de procedimentos legislativos equivocados ou de pontuais desajustes normativos entre a constituição federal e as respectivas constituições estaduais”, lê-se no Radar Sergipe.

Seguindo o entendimento jurídico posto, saliento ser evidente que isso não quer dizer que a atual Mesa Diretora  esteja automaticamente reeleita. Tampouco que, em conseguindo êxito, se manterá sem alteração. A decisão de reeleger ou não a Mesa passa por todos os deputados. E a formação depende dos entendimentos.

Entretanto, exceto um desastre, nas atuais circunstâncias, creio que o deputado Jeferson Andrade continuará presidindo a Casa; e tem méritos para isso. Não caiu de paraquedas na cadeira de presidente.

Experiente, apesar de ser jovem, ele não apenas teve a sabedoria de esperar o momento oportuno para colocar a candidatura como também construiu sua eleição…

… Jeferson tem conduzido bem o Poder Legislativo. Isso vale tanto para a gestão interna e as ações promovidas pela Casa quanto para o convívio político com seus pares. Pelo visto, o poder não subiu à cabeça. Aliás, Jeferson também é acessível à imprensa – e isso deixa o Legislativo mais transparente.

Jeferson ainda vem conseguindo manter a harmonia do Legislativo – à custa do respeito mútuo – com os Poderes Executivo e Judiciário. Até já assumiu o Governo do Estado. O governador Fábio Mitidieri não passaria a caneta se não confiasse nele.

São apenas quatro meses à frente da Mesa Diretora da assembleia Legislativa, mas já é possível perceber suas digitais.

Na sua eleição, em fevereiro deste ano, Jeferson só não contou com o voto da deputada Linda Brasil, que terá a oportunidade de reavaliar sua decisão, levando em conta o bom trabalho que vem realizando o atual presidente da Alese.

 

 

Modificado em 02/06/2023 10:57

Universo Político: