body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Fantasia o jornalista ou Sergipe tem um governador desmoralizado?

Word: sinônimos de desmoralizado

Por Joedson Telles

Veja o que posta o jornalista Cláudio Nunes em sua coluna no site Infonet, ao comentar a reação do PMDB à aliança PSB/PSD. Depois entro em campo: “O PMDB de Aracaju é o partido que mais desmoraliza o governador Jackson Barreto neste momento”…

No gramado. Como assim? Então, o PMDB é o partido que mais desmoraliza Jackson Barreto neste momento? E o governador Jackson Barreto é desmoralizado, é? O PMDB do próprio Jackson é o que mais desmoraliza? E qual o partido que menos desmoraliza? PT? DEM? PSB? PSC? Se há o que mais desmoraliza, há o que menos. Há o mais ou menos. Não há mais sem menos. “… Neste momento?” E antes quem desmoralizou? Fantasia o jornalista ou Sergipe tem, de fato, um governador desmoralizado?

Não subestimo a inteligência do internauta, mas, às vezes, precisamos ratificar conhecimentos diante de certos juízos perigosos. E, assim, recorro ao Google e digito a palavra “desmoralizar”. Ao ler que o PMDB é o partido que mais desmoraliza Jackson Barreto, preciso confirmar se um homem desmoralizado é mesmo o que aprendi. Vamos lá.

“Verbo transitivo direto e pronominal: fazer perder ou perder o senso moral, tornar(-se) imoral; corromper(-se)”.

“Desmoralizar é levar uma pessoa a uma situação de constrangimento como o estupro, roubo, assédio moral, assédio sexual, racismo”.

“Que ou aquele que perdeu a força moral; desacreditado”.

“Pervertido; corrupto”.

Saindo do Google, aciono o botão direito do notebook, após marcar a palavra desmoralizado. Eis os sinônimos oferecidos pelo Word:  “corrompido, corrupto, devasso, depravado, vicioso”.

Está claro o significado do verbo desmoralizar? Do adjetivo desmoralizado? Aí eu pergunto: o governador Jackson Barreto é, de fato, desmoralizado, como escreve o jornalista? Aonde se enquadraria, então, nesta chuva de substantivos e adjetivos negativos encontrados no Google e no Word?

Já virou lugar comum lembrar neste espaço a fraqueza de Jackson Barreto enquanto governador. Não nasceu para governar. Os fatos mostram com clareza que se trata do pior gestor da história do governo de Sergipe. Mas Jackson é desmoralizado?

De fato, Jackson não tem demonstrado a mesma aptidão, por exemplo, do saudoso Marcelo Déda para liderar o mesmo bloco político. Às vezes, tem-se a impressão que o agrupamento sequer tem um líder maior – mesmo com a força dos cargos do governo. O próprio anúncio (açodado?) da aliança PSB/PSD à sua revelia reforça o pensamento. Mas Jackson é desmoralizado?

Assim como na época do ‘mensalão’, assistimos todos os dias, aliás, somos bombardeados com informações sobre os escândalos da Petrobras. Ali, sim, encontramos desmoralização para todos os gostos. Fatos comprovados. Muita gente sendo desmoralizada. Mas Jackson é desmoralizado?

Nunca duvidei que pelo que vem fazendo e deixando de fazer como governador, Jackson Barreto, no mínimo, arranharia sua história política. Cobrou de todos adversários que chegaram ao poder, e se mostra pior que todos. É fato. Mas Jackson é desmoralizado?

Sinceramente, se tivesse ao menos um argumento irrefutável sobre este polêmico pressuposto já teria listado neste espaço. Mas não vejo o governador Jackson Barreto como um homem desmoralizado. Entretanto, nem por isso deixo de respeitar o juízo alheio. A livre manifestação.

Modificado em 18/01/2016 09:18

Universo Político: