body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Fábio, o Henrique, pode abrir crise na coligação dos Valadares. Mais uma traição?

Por Joedson Telles

Ao comentar o paradoxo de o ex-prefeito de Socorro Fábio Henrique estar no palanque de André Moura, mesmo tendo a esposa, Silvia Fontes, como vice do candidato desafeto, Valadares Filho, o senador Valadares apressou-se a tornar público sua indignação. Veja parte da nota que o senador postou nas redes sociais, nesta segunda-feira, dia 20, depois entro em campo.

“… Essa decisão individual de Fábio Henrique em apoiar André Moura se contrapõe à aliança firmada entre os nossos partidos; e a sua gravidade ainda mais se acentua pelo fato de Fábio Henrique ser presidente de um partido que indicou na composição da chapa majoritária o nome da deputada Sílvia Fontes, sua esposa, como candidata a vice. Quero declarar publicamente que discordo totalmente desse posicionamento. Repudio as articulações nefastas de políticos que usam da influência do poder econômico e político, e do falso anúncio de verbas milionárias às vésperas das eleições, como único discurso para mudar o apoio de partidos ou de suas lideranças…”, diz Valadares. 

Perfeito e preciso o juízo do senador. Contudo, diagnosticar a doença é apenas a primeira missão de quem busca a cura. E, óbvio, André Moura não encostou uma arma na cabeça de Fábio Henrique. O presidente do PDT é que, ao manter viva a sua prática política, pode abrir uma crise numa candidatura que, segundo o Ibope, lidera o processo.

Se vai conseguir, o tamanho da crise e a duração, todavia, dependem da atitude do candidato Valadares Filho e do próprio senador Valadares. Está claro, não só pelo DNA de Fábio Henrique, mas pelo fato em tela: estar próximo de Fábio Henrique soa esperar a perfídia.  Zé Franco, Laércio Oliveira, Belivaldo Chagas… Por que os Valadares não seriam traidos? Por que André Moura não será?

E outra: é subestimar inteligência tentar separar politicamente o ex-prefeito Fábio Henrique da deputada Silvia Fontes. Ela pode morrer jurando que não está com André Moura e o eleitor mais perspicaz morrerá junto não acreditando nela. Se Fábio Henrique, esposo e líder do PDT, apóia André Moura como acreditar que Silvia Fontes não? Até sem querer apoiaria indiretamente.

O fato, caro internauta, é que, ético ou não, o trabalho de André Moura, denunciado pelo próprio Valadares, para isolar o PSB, indiretamente, “obrigou” o partido a aceitar Fábio Henrique na chapa majoritária, mesmo num estado pautado politicamente pela imortal frase de Albano Franco. O plano do PSB seria ter como vice, por exemplo, Dr Emerson. Sem o aval do Rede, “restou” o PDT – e não tardou para Fábio Henrique ser o mais autêntico Fábio Henrique.

Modificado em 21/08/2018 06:46

Universo Político: