body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Estudantes se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e às Violências

Alunos das unidades escolares Caic Ministro Geraldo Barreto Sobral e Jorge Amado se formaram na sexta-feira, 25, e terça-feira, 22, respectivamente, como multiplicadores das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e às Violências (Proerd). Na sexta-feira, 25, 91 alunos, distribuídos em cinco turmas receberam os certificados de conclusão do curso no Caic Ministro Geraldo Barreto Sobral, em Aracaju.

Os alunos participam de atividades com uma proposta voltada para a valorização da vida iniciada em 2014, com o tema do currículo trabalhado denominado “Caindo na Real”, proposto pelo programa para levar os alunos, através de aulas interativas, a fazerem escolhas seguras e saudáveis.

“Ressaltamos que esse currículo foi totalmente adaptado aos 51 alunos especiais, integrantes das turmas de EJAEF. Um fato exclusivo da nossa escola, que sentiu a necessidade de solicitar o Proerd também para esse público tão vulnerável que precisa de um atendimento especial. Podemos dizer que os ganhos com o programa em nossa escola são quase imensuráveis, pois vai desde a erradicação ao uso de drogas e violência na escola, até a melhoria do desempenho acadêmico dos nossos alunos, assim como do seu convívio com os colegas e familiares”, destacou a diretora Rejane Rabelo.

A cerimônia de encerramento do curso do Geraldo Barreto Sobral contou com a parceria da Legião da Boa Vontade (LBV). Os trabalhos do Proerd na escola foram executados pela coordenadora do projeto Capitã Adriana Littig e pelo instrutor sargento da Polícia Militar, Genivaldo Santos, acompanhado da equipe da escola Rejane Rabelo Santos (diretora), de Camila Brito Miranda e Helencley Borges Silva Torres (coordenadoras) e Wagner Prado Anchieta (secretário). As técnicas da Diretoria de Educação de Aracaju, Bianca Buarque da Silva e Jackeline Carvalho Lima, também participaram das atividades.

Jorge Amado

No Colégio Estadual Jorge Amado, a formatura aconteceu no dia 22 de agosto, também contando com pais de alunos e alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os alunos que se destacaram no curso foram homenageados e receberam um brinde especial.

E para a surpresa geral de todos, no meio do evento, o “Leão”, mascote do programa da PM, entrou no recinto e fez a alegria das crianças. Juntos, mascote e alunos do Olímpia Bittencourt dançaram e cantaram a música institucional do Proerd.

Histórico

Com base em um programa norte-americano que conduz suas atividades com um esforço cooperativo entre a Escola, Polícia e Família, a PMSE implantou em 2000, o Proerd com o objetivo de promover o bem-estar da sociedade por meio da redução do consumo de drogas e a diminuição dos danos causados pelos entorpecentes.

Atualmente, o núcleo de atendimento do Proerd está localizado no Quartel do Comando Geral (QCG), situado no Centro de Aracaju.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial Proerd´ – professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 28/08/2017 18:14

Universo Político: