body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo e o desgaste desnecessário

Por Joedson Telles

O prefeito Edvaldo Nogueira está permitindo a si próprio um desgaste desnecessário e totalmente evitável. Porta a caneta cheia de tinta e não tem como transferir responsabilidade. Refiro-me à insatisfação dos comerciantes – e parte dos moradores – da avenida Nestor Sampaio, no bairro Luzia, com o projeto de torná-la mão única. Políticos que fazem oposição ao prefeito, setores da mídia, a ACESE e o Ministério Público são exemplos de vozes que somam forças contra a mudança.

Quem conhece, de fato, a avenida sabe que, há anos, a Prefeitura de Aracaju precisa tomar providências para, no mínimo, minimizar o caos no local. O bom senso não discute a boa intenção do prefeito. Há pouca pista para muitos veículos. O trânsito não flui.  A falta de educação – em certos casos de responsabilidade – de alguns condutores só agrava o problema.

Na Nestor Sampaio, além de placas de publicidade, há carros e motos estacionados nas calçadas, obrigando não apenas aos condutores invadirem a contramão como também aos pedestres caminharem pela pista reduzida pelos próprios veículos estacionados, arriscando, assim, aumentarem as estatísticas de atropelamentos. Há ainda carroças. Ciclistas, mas não ciclovias. Cachorros e gatos…

Edvaldo seria omisso se atestasse esta triste realidade e não fizesse nada. Não duvido da sua boa intenção em prol do coletivo. Aliás, até os comerciantes que gritam mais alto reconhecem a necessidade óbvia de a Prefeitura de Aracaju entrar em cena. Todavia, óbvio do mesmo jeito que a solução não pode ser colocar em xeque o comércio local.

Creio que a Prefeitura de Aracaju resolveria grande parte do problema com uma faixa amarela respeitada à luz da presença da SMTT no local pronta a agir contra desobedientes. Proibir e fiscalizar o tráfego de carroças e instalar um semáforo no trecho que permite acesso ao conjunto Médici também ajudariam bastante.

Evidente que tais medidas e outras afins (estudadas pelos engenheiros da PMA) não tornariam a Nestor Sampaio um exemplo de tranquilidade. Aracaju tem muitos veículos e grande parte dos condutores, lamentavelmente, dá de ombros à direção defensiva. Entretanto, sem dúvidas, teríamos avanços sem criar problemas.

P.S. Cresci no conjunto Médici… Falar da Nestor Sampaio é viajar no tempo… Uma via de mão dupla mais que familiar. Por anos, foi passagem obrigatória diária. O comércio? Testemunhei o nascimento de boa parte. O Bismarck Cabeleireiros e Centro Estético, comandado pelo amigo Rael, por exemplo, nasceu acanhado do outro lado da avenida, mais próximo à antiga Igreja Universal. Cresceu trabalhando. Já deixei muitos fios de cabelos por lá e menos dinheiro que os excelentes serviços de Rael, Salomão, Moisés, Leco… merecem.

Modificado em 29/07/2021 11:56

Universo Político: