body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Deputado propõe a inclusão das quadrilhas juninas nos Jogos da Primavera

Por Gilson Sousa

O deputado estadual Francisco Gualberto (PSD) anunciou, na sessão desta quarta-feira, dia 13, que apresentou ao plenário Indicação no sentido de solicitar ao secretário de Estado da Educação, Josué dos Passos Modesto Subrinho, a inclusão da modalidade Quadrilhas Juninas no rol de competições dos Jogos da Primavera.

“Nós temos consciência de que não é uma questão para se resolver imediatamente. Mas a intenção é abrir uma discussão envolvendo os vários setores interessados, através de uma audiência pública. Nessa indicação não estamos confundindo a cultura com esporte. Não é isso. Mas nossa proposta é bem fundamentada em decisões até internacionais”, disse o deputado.

No seu discurso, ele mostrou que as Olimpíadas de 2024 na França incluíram a dança de rua (Breaking ou break dance) entre as modalidades competitivas. “É um avanço, a nosso ver, porque os jogos que são mostrados para o mundo todo também mostrará um pouco de cultura popular. Então a nossa intenção é que possamos fazer uma grande discussão sobre o tema e que as escolas possam incluir a quadrilha junina nos Jogos da Primavera como representação de um patrimônio cultural de Sergipe para fortalecer essa cultura. Logicamente que a gente sabe que essa discussão deve ser feita de forma ampla, e faremos sem agonia, mas na certeza de que estamos querendo dar uma contribuição para que se estabeleça cada vez mais em Sergipe uma cultura que é forte no Nordeste”.

Os Jogos da Primavera existem no Estado de Sergipe desde o início dos anos 1980, mas foi oficializado como evento desportivo a ser realizado anualmente através da Lei n° 5.493, de 21 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial nº 24678, do dia 22/12/2004, no governo de João Alves Filho, após aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. A lei diz que os jogos devem contar com a participação da juventude, através das Unidades ou Estabelecimentos Escolares da Rede Pública e da Rede Particular de Ensino de Sergipe. Diz também que as normas gerais, o calendário e a estrutura participativa para realização dos Jogos da Primavera devem ser obrigatoriamente estabelecidos, a cada ano, por Decreto do Governador do Estado.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 13/07/2022 17:36

Universo Político: