body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Às vezes, seus planos não são os nossos

Por Joedson Telles

Na semana passada, escutei uma senhora, ao participar de um programa de rádio, alertar sobre as surpresas negativas que a vida pode oferecer sem que possamos sequer indagar os motivos. Ela citava a luta do governador Marcelo Déda contra um câncer de estômago. “Será que ainda tem gente que não se tocou? Vejam o nosso governador: um homem jovem, até então, cheio de vida, com o poder nas mãos… passar pelo que ele está passando”, disse como quem fazia um apelo aos ouvintes que teimam em descartar o lado espiritual da vida ou pior: “cuidar”, mas sem observar a coerência com a palavra de Deus.

E o que essa palavra de Deus diz, entre outras passagens, em 1 Samuel 2:6-8: “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.” Eis a simplicidade da bíblia a explicar, mais uma vez, alegrias, tristezas e outros tantos sentimentos inerentes ao homem.

Não sei se a senhora do rádio baseou-se nesse ou em outro ensinamento bíblico para usar o exemplo do governador. Mas sei com certeza: Deus usa o governador, neste momento e episódio triste, do ponto de vista material, para, mais uma vez, nos mostrar que, às vezes, seus planos  não são os nossos. Que aquilo em que apostamos como o melhor para nós, para a nossa felicidade, nem sempre o é. E vice-versa. Deus sabe os motivos de o governador, a exemplo de tantas pessoas no mundo, ser obrigado a passar pelo que está passando.

Soa estranho, evidente, falar que Deus comunga com uma pessoa lutando contra um câncer. Que ele precisa disso para falar com as pessoas. Mas é aí onde entram duas letrinhas que juntas têm uma força incrível. Aliás a maior força do mundo: fé. A bíblia diz, em Hebreus 11:1, que “… a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” Ou seja, se, de fato, a pessoa acredita em Deus, e acreditar em Deus só tem sentido quando nos rendemos à sua glória, ao seu amor  e à sua sabedoria, espera-se dele sempre o melhor. E não importa o tamanho do problema. Tampouco as consequências que pensamos que experimentaremos com aquele mal. Deus fará a parte dele para que o desfecho seja o melhor para a gente. Façamos a nossa.

Aí uma pessoa no seu legítimo direito de discordar indaga: “Mas mesmo que a pessoa tenha um problema que a leve à morte, por exemplo, é possível manter de pé esta lógica?” Evidente que sempre que nos referimos a Deus olhamos como o mais importante o lado espiritual das coisas. Deus é espírito. “Meu reino não é deste mundo”, disse Jesus Cristo. E vejam como exemplo, justamente, o filho de Deus e nosso senhor: há notícia de alguém que tenha suportado na pele 10% do seu sofrimento? Que tenha sido testado como ele? E olha que ele não precisava de teste algum? “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Em contrapartida, depois da tempestade, não há exemplo de glória maior que a do Senhor Jesus.

Percebam, então, que podemos, evidentemente, escapar dos problemas desta vida na terra mediante a fé. O milagre. São testemunhos e mais testemunhos neste sentido. Mas, se os planos de Deus forem outros, podemos muito bem “perder” a batalha para o problema.

Entretanto, não podemos desprezar que Deus não apenas mandou Jesus Cristo à terra como salvador, passando, repito, pelo maior sofrimento que um ser humano pode suportar, mas vivendo a glória depois, mas também a própria bíblia para nos dizer com clareza que não devemos nos apagar as coisas deste mundo, mas, na fé, vivermos nossa missão de forma a garantir a salvação eterna na vida que realmente importa.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”, acha-se em Colossenses (3:1-6).

Deus no comando.

Modificado em 01/09/2013 09:22