body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

A guerra não é sua: é de Deus, o Senhor. Fé

Por JoedsonTelles

Em 1 Samuel 17, encontramos a história do jovem Davi x o gigante Golias. Sem dúvida, uma das mais persuasivas passagens bíblicas, quando o assunto é provar que Deus entrega a vitória aos da fé independente das circunstâncias adversas. Lembremos a principal parte:

“(…) Davi, porém, disse ao filisteu: tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos Exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram (1 Samuel 17:45-51)”.

A desvantagem de Davi, o homem que a Bíblia chama de “segundo o coração de Deus”, no terreno material diante daquele gigante acostumado às pelejas era incontestável, mas, fascinantemente, compensada pela sua superioridade no campo espiritual. Pela sua fé. Davi andava com Deus. E com Ele encarou e venceu o “impossível” combate.

Sublinho neste texto bíblico a frase “do Senhor é a guerra”. Aí está o segredo, caro leitor. Davi não teve medo. Não se preocupou com o tamanho do adversário. Com suas habilidades. Com sua ira. Com sua vontade de fazer o mal. Tampouco com o resultado de um confronto humanamente falando tão desigual. Se Davi olhasse para as circunstâncias seria ele o defunto.

David, entretanto, em nenhum segundo se permitiu sequer imaginar que Deus o abandonaria naquele momento. Creu numa vitória impossível para quem não tem fé. Enquanto todos se concentravam na assustadora desvantagem do jovem frente o gigante, Davi se encentrou em Deus.

Meditando no rico texto bíblico, não é difícil imaginar que, em sua mente, Davi repetia a todo momento: “do Senhor é a guerra”. E respirava fé e confiança: “e o Senhor Deus é comigo. Jamais me abandonará”…

O seu problema, neste momento, pode ser uma doença, para a qual os médicos asseguram não ter cura. Uma perda. Pode ser um filho mergulhado nas drogas, na marginalidade, na prostituição… Um pai ou um esposo alcoólatra e violento.

O seu problema pode ser o desemprego, o medo, a fome, as grades de uma prisão injusta, contas “impagáveis”, uma causa que há anos se arrasta na Justiça.

O seu problema pode ser também a solidão, uma traição do cônjuge, uma animosidade na família. A perseguição que sofre no trabalho que não pode deixar por não ver outra porta aberta. Um vício que você não consegue se libertar. Insônia. Qual o nome do seu gigante? Você tem mais de um problema?

Pense como Davi: a guerra é do Senhor seu Deus. Não se concentre no problema, mas tenha fé que Deus agirá no tempo certo. Fé. O milagre pode ou não acontecer imediatamente, mas acontecerá certamente. Deus não falha. Nunca falhou. Nunca falhará. Aqueles que meditam na sua palavra, a Bíblia Sagrada, encontram a sabedoria necessária para aplicar na vida e vencer qualquer gigante. Descansam no Senhor.

Deus no comando.

Modificado em 30/10/2016 06:01

Universo Político: