body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Votorantim Cimentos promove capacitação para lideranças comunitárias de Sergipe

O primeiro módulo do workshop nacional de capacitação promovido pelo Programa de Qualificação das Organizações Locais tem a participação de duas representantes do Nordeste, Ana Carla da Silva e Cibele Regina Santos, que integram a diretoria da Associação do Povoado Machado, no município de Laranjeiras (SE), na Região Metropolitana de Aracaju.

O Programa de Qualificação das Organizações Locais é coordenado pelo Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos. A comunidade, vizinha à maior fábrica da Votorantim Cimentos nos estados nordestinos, tem um histórico de mobilização e desafios de inclusão social. “A Votorantim Cimentos prioriza o fortalecimento da comunidade e a valorização de quem vive aqui, as lideranças comunitárias desempenham um importante papel no desenvolvimento socioeconômico”, destaca o gerente da fábrica de Laranjeiras, Danilo Valadares.

O fórum acontece de 27 a 30 de maio na cidade de São Paulo (SP). “As lideranças comunitárias convidadas em todo o Brasil têm todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação e treinamento custeadas pelas empresas do Grupo Votorantim”, explica Valadares.

“Nunca nem sonhamos que pudéssemos ter uma oportunidade como essa”, afirma o presidente da Associação do Povoado Machado, Carlos Alberto Santos. Ele acredita que a capacitação “traz mais conhecimento para o trabalho da entidade”. “Combinamos com as diretoras escolhidas para nos representar que elas repassem tudo o que aprenderam para os outros integrantes da associação e para os moradores”, acrescenta.

Para o Povoado Machado, onde vivem 70 famílias, o desenvolvimento das lideranças comunitárias é considerado um fator decisivo para a melhoria dos indicadores sociais na localidade, o que explicita a importância do Programa de Qualificação das Organizações Locais na região.

 

 

Conheça o Programa de Qualificação das Organizações Locais

Executado em parceria com a Votorantim Cimentos, o Programa de Qualificação das Organizações Locais contempla três eixos principais: fortalecimento institucional, capacitação em gestão e elaboração de projetos. O eixo inicial visa o fortalecimento institucional das entidades participantes. Nessa etapa, é analisado o nível de maturidade e de organização, além de elaborado um plano de trabalho customizado visando o incremento dessas instituições.

O segundo é a capacitação em gestão, comunicação e captação de recursos. Cada comunidade indica duas lideranças comunitárias para serem capacitadas. O treinamento conta com dois módulos anuais, realizados em São Paulo. Em 2015, o workshop do modulo um é justamente o que acontece na próxima semana. No dia 27, haverá a abertura, às 14h, no Auditório Bloomberg (Itaim Bibi). A programação dos dias 28 a 30 será realizada no Hotel Refúgio Cheiro de Mato, em Mairiporã (Grande São Paulo). O módulo seguinte será realizado no segundo semestre.

O último eixo corresponde à elaboração de um projeto pelas próprias comunidades, que definem as suas prioridades e recebem consultoria na produção e estudo de viabilidade. Após a aprovação do projeto, a Votorantim Cimentos doa o chamado recurso-semente para a execução inicial. Vale ressaltar que o objetivo é que as iniciativas sejam autossustentáveis no médio e longo prazo.

 

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios do grupo. O instituto orienta as empresas do grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos da infância e da juventude, entre outros. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim .

 

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Enviado pela assessoria

Modificado em 29/05/2015 16:41

joedson: