body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vigilância Sanitária dá dicas para melhor escolha de peixes e mariscos

A Semana Santa se aproxima e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da coordenação de Vigilância Sanitária, dá algumas dicas importantes para prevenir a intoxicação alimentar por peixes e frutos do mar, produtos cujo consumo aumenta consideravelmente neste período. De acordo com o gerente de Alimentos, Diego Rossini de Albuquerque, o Governo de Sergipe está realizando uma campanha de orientação e conscientização para a população e todos os 75 municípios receberão um material de divulgação para distribuírem em feiras, mercados, açougues, de forma a organizarem suas ações.

O pescado, se ficar muito tempo sem resfriamento, apodrece muito rápido, então é importante que o consumidor verifique as condições do produto. Algumas dicas fazem toda a diferença no momento da compra como, por exemplo, observar se o peixe está refrigerado, se está com os olhos brilhantes e a pele firme, elástica, sem manchas e com as escamas grudadas, as guelras devem estar sem limo, úmidas e rosadas e, além disso, avaliar as condições de higiene dos balcões expositores.

“Quando o olho está esbranquiçado, é porque ele já está muito tempo fora da água, já não é mais um peixe fresco, se a escama estiver soltando muito fácil é outro sinal, se empurrar a pele do peixe com o dedo e ela demorar a voltar significa que ele está desidratado, então essas são características de um alimento impróprio para o consumo. Quanto ao camarão, a cabeça e a casca precisam estar firmes e os olhos brilhantes. O mais importante é a conscientização a fim de evitar complicações como intoxicação alimentar. Os cuidados na hora da compra podem evitar doenças”, informa Diego.

Para maiores informações e orientações, os consumidores podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária da SES, Gerência de Alimentos (GAL), através dos telefones: (79) 3225-3809 e 3225-3814.

Modificado em 16/04/2019 10:45

Universo Político: