body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vereadores conhecem o modelo BRT e aprovam o transporte

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinícius Porto (DEM), os vereadores Dr. Agnaldo, Roberto Morais, Agamenon Sobral, Ivaldo José, Adriano Taxista, Emília Corrêa, Anderson de Tuca, Dr. Gonzaga, Daniela Fortes, Augusto do Japãozinho e Ranílson Félix foram conhecer o modelo de ônibus que será utilizado no sistema BRT (Bus Rapid Transport) que será implantado na cidade. A apresentação do modelo foi feita pelo prefeito João Alves Filho nesta quinta-feira, 8/8, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia.

O BRT é um sistema de transporte rápido por ônibus, que utiliza vias exclusivas, estações e terminais de conexão, para receber os passageiros com mais comodidade. Para Vinícius, o aracajuano vai ter o mais alto nível de transporte. “Tenho certeza que em um curto prazo o veículo será implementado e irá beneficiar a população que precisam diariamente do transporte público”, opinou.

Em nome do prefeito, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe explicou que os BRTs funcionarão em vias exclusivas com um piso de concreto para evitar a deformação do transporte e que as obras de adaptação nas ruas devem começar no próximo ano. A princípio, a cidade terão linhas que passarão pelas avenidas Tancredo Neves, Hermes Fontes, Coelho e Campos, São Paulo e a Perimetral Oeste (ainda a ser inaugurada).

Dr. Agnaldo afirmou que essa é mais uma tentativa do prefeito de melhorar a situação do transporte público. “Criando esses corredores exclusivos para o BRT irá dá mais agilidade no transporte e qualidade aos usuários”, afirmou. Compartilhando da mesma opinião, o pastor Roberto Morais disse que esse é um projeto inovador para os moradores da cidade.

De acordo com Ivaldo José esse é uma passo importante para atender a grande demanda de usuários do transporte coletivo no sentido Norte e Sul da cidade. Pensando na situação dos trabalhadores do transporte público, o vereador Adriano Taxista disse que não basta ter veículos de qualidade, mas sim dá boas condições de trabalho. Emília Corrêa também foi conhecer o BRT e disse que aprovou a qualidade do transporte. “É claro que a implantação não vai ser imediata, temos que ter paciência para que as coisas aconteçam”, frisou.

Já Anderson de Tuca espera que o BRT traga mais conforto a população e agilidade no transporte de pessoas. Além disso, o vereador acredita que é mais uma alternativa que prefeito está oferecendo à população.

 

Por Viviane Cavalcante, da CMA

Foto: César de Oliveira