body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Venâncio lamenta situação de miséria da região de Boquim

Venâncio: alternativa

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), comentou, na manhã desta terça-feira 26, uma nota de repúdio que chegou à Casa por meio da Associação Sergipana dos Produtores Rurais direcionada ao secretário de Estado de Agricultura, José Macedo, que, segundo os citricultores, ironizou a classe na 44ª Festa da Laranja de Boquim, chamando-os de “saudosistas e apaixonados pela citricultura”. Segundo Venâncio, o município empobreceu de Boquim e está vivendo uma situação de miséria devido à situação que se encontra a citricultura.

“Dos que tinham seus filhos estudando em Aracaju, grande parte voltou para Boquim porque os pais não têm condições de sustentar seus filhos na capital. A festa da laranja era a maior festa do interior sergipano e hoje praticamente não existe. Era uma festa onde os citricultores trocavam seus veículos, onde todas as concessionárias colocavam seus stands lá e  no final da festa vendiam mais de cem carros. Hoje Boquim em decadência e esse governo que aí esta assinou a certidão de óbito da citricultura do estado. Boquim aonde o pequeno e o médio era muito forte hoje esta vivendo em uma situação difícil porque não pode fazer a revitalização dos seus pomares porque o governo do estado está praticamente com a Indagro dizimada também. Era o órgão  que dava assistência a citricultura”.

Segundo Venâncio, no governo João Alves foi implantado um programa de revitalização, onde o Estado entrava com tratores, adubo, mas o governo atual acabou com tudo. “Em Boquim existiam 10 a 15 agrônomos. Hoje tem um ou 2 e sem nenhuma condição de trabalho. O pequeno não tem direito ao adubo, trator, ao remédio para combater a praga. Vem o secretário e diz que é muita lenha dos pomares dizimados pelas pragas, mostrando a incompetência do seu governo. Se existe essas lenhas todas é fruto da  incompetência desse governo”, assegurou o deputado.

Venâncio ainda disse que a partir de Boquim são 14 municípios que sobrevivem da laranja, além de tudo é uma região forte e geradora de emprego que hoje está vivendo uma situação como essa.” O estado fatura muito com ICMS com exportação da laranja, mas não esta dando a atenção devida àquela região. É uma situação de dar pena a do citricultor. O governo esta fazendo isso com a saúde, educação, segurança”, finalizou, salientando que o Governo do Estado não tem nenhum compromisso com a citricultura sergipana.

 

Por Luiz Sérgio Teles, especial para o Blog do Joedson Telles