body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Valadares quer tombamento da Catedral de Aracaju

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), juntamente com o Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa; o Arcebispo Coadjutor de Aracaju, Dom João José Costa; e o vice-presidente da Fundação Arquidiocesana de Cultura (FAC), Padre Claudio Dionizio, se encontram, nesta tarde, com a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), doutora Jurema Machado. A reunião foi para tratar do tombamento da Catedral Metropolitana de Aracaju.

Na oportunidade, a presidente do Iphan adiantou que com base na solicitação do senador Valadares ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, já foi aberto um processo de tombamento. “Tal solicitação prende-se ao fato de tratar-se de uma construção de rara beleza, imensa riqueza de detalhes, características que tornam tal monumento um foco de grande interesse artístico e arquitetônico”, destacou Valadares. Segundo Jurema, agora se inicia a instrução processual e prossegui-se com o processo de tombamento. “Trata-se de um procedimento longo e serão aproximadamente dois anos”, disse.

Na oportunidade, abordaram também as emendas parlamentares destinadas no orçamento de 2015 à Preservação do Patrimônio Cultural da Catedral Metropolitana de Aracaju. Segundo o coordenador da Bancada de Sergipe no Congresso, senador Valadares, foram designados R$ 1,8 milhões em emendas parlamentares individuais. “No segundo semestre, iremos nos reunir novamente e vamos solicitar a presença de Dom Lessa na intenção de destinarmos mais recursos para a obra de restauração”, declarou o senador.

Catedral Metropolitana de Aracaju

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1862, mas só foi inaugurada em 22 de dezembro de 1875. Tornou-se Catedral em 3 de janeiro de 1910. Sua arquitetura está ligada aos elementos marcantes do neoclassicismo e do neogótico com arcos orgivais.

Enviado pela assessoria

joedson: