body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Valadares ocupa cadeira no Parlamento do Mercosul

O Estado de Sergipe tem um representante, natural do município de Simão Dias,  ocupando uma cadeira no Parlamento do Mercosul. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) foi escolhido – entre os 10 senadores e 27 deputados federais -, para integrar o colegiado de brasileiros no Parlasul, tendo sido empossado, na tarde desta segunda-feira, 07/04, em Montevidéu, capital do Uruguai.

Toda a representação brasileira foi escolhida e votada pelo Congresso Nacional brasileiro.  “Tomei posse na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. É com incontido orgulho e muita vontade de trabalhar que tomo posse como membro deste Parlasul, representando o meu País e o seu Congresso Nacional”, proferiu Valadares.

Com a eleição e posse, o senador Antonio Carlos Valadares passa a exercer, simultaneamente, as atividades parlamentares como senador da República, no Congresso Nacional no Brasil, e como representante brasileiro, no Parlasul. A Câmara Legislativa do Parlasul está sediada em Montevidéu, no Uruguai.

“Sinto-me especialmente honrado em estar aqui − iniciando as atividades nesta que é uma das principais instituições regionais do bloco − não apenas por ser um histórico entusiasta do processo de integração, mas, sobretudo por acreditar firmemente em suas possibilidades de ampliação e aprofundamento”, registrou o senador sergipano.

Atividades – No início da manhã da segunda-feira (07/04), Valadares já havia participado da reunião de coordenação da delegação brasileira. “Na oportunidade, foram tratados dos assuntos que modificarão o regulamento interno do Parlasul, além disso, a delegação analisou as datas das futuras reuniões e a composição das comissões”.

Parlasul – O Parlamento do Mercosul (Parlasul) é o órgão democrático de representação civil da pluralidade ideológica e política dos povos dos países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O Parlasul foi criado legalmente, em 9 de dezembro de 2005, e teve  sua primeira sessão realizada em 7 de maio de 2007.

O Brasil, como os demais países, tem assento no parlamento do bloco com uma representação composta por deputados e senadores no exercício de seus mandatos.

O senador Valadares explica que o Parlasul é uma instituição de caráter legislativo,  constituído com a participação de países que formaram o bloco econômico que recebeu a denominação de Mercosul.

Mercosul –  Conhecido como Mercado Comum do Sul, o Mercosul  é a união aduaneira, – livre-comércio intrazona e política comercial comum-, de países da América do Sul. Em sua formação original, o bloco era composto por cinco países, sendo: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O parlamentar destaca a importância do Parlasul para as decisões econômicas de interesse comum aos países. “Caberá à representação de cada país exercer o papel de órgão de ligação entre o Congresso Nacional e o Parlamento do Mercosul. A representação deverá apreciar e emitir parecer sobre todas as matérias de interesse do bloco regional que venham a ser submetidas ao Congresso. Ela poderá ainda realizar audiências públicas, com entidades da sociedade civil, e examinar anteprojetos encaminhados pelo Parlasul. Esses anteprojetos podem tornar-se leis nacionais em cada Estado parte, com o objetivo de harmonizar as legislações sobre determinados temas nos países que integram o Mercosul”, esclareceu.

 

Por Eliz Moura, da assessoria de imprensa