body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Silvio Santos pronto para tomar a presidência do PT de Rogério Carvalho. Como antecipei, aliás

Por Joedson Telles

Como antecipado neste espaço, o deputado federal Rogério Carvalho pode estar com os dias contados à frente da Presidência do PT em Sergipe. Como cantado aqui também, Silvio Santos pode estar próximo de reassumir a missão de comandar a legenda. Neste fim de semana, a Corrente Articulação Unidade na Luta/Construindo um Novo Brasil (CNB), em Sergipe, tratou de dizer isso com mais clareza ao deputado, ao ventilar de forma oficial a pré-candidatura de Silvio Santos. Além do próprio Silvio, o governador Marcelo Déda, o ex-senador José Eduardo Dutra, o deputado federal Márcio Macêdo e a deputada estadual Conceição Vieira, entre outros militantes, estão dentro. A tendência é que Rogério seja isolado, já que a Articulação de Esquerda cogita lançar candidato também. Os nomes da deputada estadual Ana Lúcia e do vereador Iran Barbosa são os mais prováveis, em se confirmando a tese.

No seu manifesto, a Articulação Unidade na Luta/CNB observou que a eleição de Déda, em 2000 para prefeito de Aracaju e, posteriormente, em 2006 para governar Sergipe, redefiniram o cenário político de Sergipe. Entendem que com o governo do PT formulou políticas públicas de inversão de prioridades. “Tendo como eixos a inclusão social e execução de obras estruturantes, medidas, explicam, responsáveis pelo crescimento econômico verificado nos últimos anos, com geração de milhares de empregos, redução da pobreza e da desigualdade social”, escrevem.

Ainda de acordo com o manifesto, o próximo PED trará desafios para a militância e para os novos dirigentes. Lembram que, pela primeira vez em mais de uma década, o PT poderá deixar de ser protagonista na disputa eleitoral em 2014. “O que exigirá do partido internamente, uma estratégia política com base programática suficientemente capaz de promover alto grau de unidade e mobilização da militância e externamente a capacidade de ampliar o diálogo e de agregar as forças políticas num grande bloco de alianças. Não podemos perder a expectativa que, em 2014 o que está em jogo é a continuidade de um projeto que tem dado certo em Sergipe, e coloca como centralidade a nossa capacidade de fortalecer um bloco progressista amparado nos movimentos sociais e populares e em todos os setores comprometidos com o fortalecimento do estado.”

Déda, Dutra e os demais líderes petistas entendem que Silvio é o melhor quadro petista, neste momento, para assumir o compromisso de discutir com as demais forças do PT a construção do projeto que aponte para a unidade partidária na perspectiva de fortalecimento do PT, tendo em vista os novos desafios que se apontam a partir de 2014.

“O nome do Companheiro Silvio Santos, dispensa aos que lhe conhecem qualquer apresentação, no entanto é importante ressaltar sua competência enquanto dirigente partidário que protagonizou a recondução do projeto do PT ao governo estadual em 2010, como também na condição de gestor público comprometido com as transformações significativas da política nesse Estado, desempenhando tarefas importantes no Governo, orientado pelos princípios partidários do PT com solidez na Ética, Fidelidade Partidária, na a defesa de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática; e na supremacia dos interesses partidários sobre os interesses particulares”, explicam no manifesto. Como atestado, não houve sequer a menção ao nome do atual presidente da legenda.

Modificado em 16/06/2013 07:44