body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Desconfie de quem vive a se sustentar no “jornalismo do off”. Pode ser um profissional em produzir mentiras

Por Joedson Telles

Sobretudo à medida que uma eleição se aproxima, é imprescindível que o internauta esteja mais atendo às informações que são oferecidas. Há políticos e simpatizantes (assessores não declarados?) prontos a plantar notícias a  3 x 4. Infelizmente, além de apostar na necessidade de a pessoa que produz a notícia sem fundo de verdade ter de se manter ética, zelando pela sua imagem, não se pode fazer muita coisa.

Lembro, por exemplo, das inúmeras vezes em que li uma “notícia” e, posteriormente, a pessoa citada foi obrigada a entrar no ar em algum programa de rádio para desmentir. Ou mesmo o próprio espaço onde a mentira foi divulgada tratou de se desmoralizar, desmentindo a si próprio. Normalmente, o covarde pensa algo ou recebe o recado e divulga a mentira apelando para o off com a maior tranquilidade do mundo.

Lógico que há informações verdadeiras que só podem ser levadas à sociedade, por várias circunstâncias, na carona do off. Mas o recurso não pode servir para dar vida a imaginação de políticos ou jornalistas – sobretudo com segundas intenções. O off também não pode ter um fim em si mesmo. Quem se vale deste recurso fica na obrigação de, mais cedo ou mais tarde, apresentar provas incontestáveis do que divulgou anteriormente em off. É uma espécie de prova de que não agiu de forma irresponsável. Além disso, o jornalismo tem que estar a serviço da sociedade, e não de parte dela.

É bom o internauta ficar atento. Já houve denúncia de jornalista vendido em Sergipe. E o off é uma arma muito perigosa nas mãos do tipo. Desconfie de quem vive a valer-se do off. Repito: há momentos em que o recurso é necessário. Mas jamais ser uma rotina. Não merece credibilidade quem vive a se esconder do que publica.

Infelizmente, mesmo com tanta evolução na mídia, este tipo pobre e antiético de jornalismo ainda existe. Não seja, internauta, mais um desavisado a se permitir ao luxo de ser enganado. Insisto: desconfie de quem vive a se sustentar no off. Pode ser um profissional em produzir notícias mentirosas.

P.S. Só para se ter uma ideia da facilidade de se mentir com a desculpa do off, indago: se não quisesse assumir o que acabo de assinar, exceto Deus, quem poderia me impedir de publicar assim mesmo, e atribuir o juízo a uma fonte que pediu off?

Modificado em 17/06/2013 07:40