body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Sergipe apresenta maior crescimento nas vendas de varejo do país

Sergipe obteve a melhor variação do volume de vendas do varejo do país durante o mês de novembro de 2014, quando comparado a outubro do mesmo ano. Esse resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). O índice apresentado pela PMC também aponta o resultado positivo alcançado pelo estado do Ceará, acompanhando o mesmo crescimento de Sergipe na variação de vendas do varejo. A pesquisa tem como objetivo produzir indicadores para acompanhar a evolução do comércio varejista e de seus principais segmentos.

Os cinco principais estados que mais tiveram produtos comercializados, definido como volume de vendas, de novembro de 2014 comparado a outubro de 2014, foram Sergipe (3,5%), Ceará (3,5%), Amapá (3,4%), Pernambuco (3,1%) e Tocantins (3,0%). Já em relação à variação de volume de vendas de novembro de 2014 se comparado a novembro de 2013, a evolução de Sergipe foi de 3,6%, ficando na 10ª posição no Brasil e na 4ª posição na região Nordeste.

Os números disponibilizados pelo IBGE destacam a melhoria do índice de variação do volume de vendas no comércio varejista sergipano, pois no mês de outubro de 2014 o índice ficou em 0,1% e no mês de novembro de 2014 houve uma recuperação chegando a 3,6%, acima da média do Brasil, que em novembro de 2014 foi de 1,0%.

Referente à variação do volume de vendas do varejo ampliado, onde são incluídos veículos e materiais de construção, quando comparado novembro de 2014 a novembro de 2013, a evolução em Sergipe foi de 1,4% – resultado superior ao mês de outubro do mesmo ano, que foi de 0,6%, e superior à média brasileira de 2,7%.

Os resultados do comércio sergipano são ainda melhores quando avaliados o índice e a variação da receita nominal de vendas no comércio varejista, onde são considerados os faturamentos. Neste quesito, Sergipe apresentou em novembro de 2014 uma taxa de 9,5%, percentual acima da média do Brasil que foi de 7,1%.

Já na variação da receita nominal de vendas do comércio varejista ampliado, o resultado de Sergipe em novembro de 2014 foi de 7,0%, superior ao mês anterior (Outubro de 2014) que apresentou resultado de 5,4% e também superior à média do Brasil de 2,7%.

Enviado pela assessoria

joedson: