body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Senadora destaca Projeto que garante participação feminina na mesa do Senado

Defensora da equidade de gênero nos espaços de poder, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância do Projeto de Resolução do senador Jorge Viana (PT-AC), que propõe a mudança do Regimento Interno visando garantir ao menos uma vaga na Mesa do Senado para uma senadora.

“É uma proposta que considero extremamente importante dada a necessidade das mulheres ocuparem assentos nas casas legislativas e, neste caso particular, na mesa diretora. O ideal seria que não fosse necessária lei, apenas o bom-senso e a clareza da importância do equilíbrio nas composições”, enfatizou a senadora ao parabenizar o colega parlamentar pela iniciativa.

A senadora destacou que a representação feminina nos Parlamentos ainda tem sido muito tímida, apesar de já apresentar melhoras. “É um cenário que tem mudado aos poucos, mas precisa avançar mais, afinal, as mulheres já demonstraram plena capacidade e estão, do ponto de vista acadêmico, muito mais preparadas”, disse Maria do Carmo, que sempre pautou a questão feminina como um das suas bandeiras.

No segmento profissional, de acordo com a senadora por Sergipe, há reconhecidas conquistas, mas politicamente é preciso avançar muito mais. Ela citou como exemplo o fato de, num universo de 513 parlamentares na Câmara Federal, menos de 10% serem mulheres. No senado, dos 81 senadores, apenas 13 são do sexo feminino. “Apesar da baixa participação, comparando-se com a eleição de 2010, já se observa um crescimento. Queremos mais”, constatou Maria do Carmo.

Modificado em 21/02/2017 19:40

Universo Político: