body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Sempre uma decisão de Deus

Por Joedson Telles

“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Lembra-te, Senhor , peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. Então, veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor , o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos” (Isaías 38:1-5).

É importante observar de saída que quando Deus manda avisar a Ezequias da fatalidade também o manda arrumar a casa. Ou seja, a própria vida espiritual e material. Quantos se preparam para morrer?

Ao avisar, Deus também cria a possibilidade para Ezequias orar; tentar a bênção da cura – e foi justamente o que ele fez: se apresentou a Deus com humildade e boa consciência.

A Bíblia fala que ele também se virou para a parede – numa clara alusão à necessidade de se isolar deste mundo e o foco estar 100% em Deus.

Ao impedir a morte de Ezequias, Deus ratifica que não apenas para receber uma cura, mas também para quaisquer outras bênçãos sempre dependemos da Sua graça. Da Sua vontade e misericórdia.

Entretanto, apesar de não depender das nossas forças, devemos – e precisamos – buscar incansavelmente as boas obras. No mínimo por gratidão. Do contrário, como orar a Deus e pedir algo conscientes de que vivemos no pecado e nada fazemos para mudar?

É preciso ressaltar, por fim, que a Bíblia não é – e jamais poderia ser – uma receita de bolo. Há textos que se aplicam à vida de qualquer pessoa, mesmo fora de contexto, é verdade. É o caso, por exemplo, de Deuteronômio 5: 7: “Não terás outros deuses diante de mim”. Deus falou com todos nós. Deus é único. Mas outras passagens precisam ser contextualizadas, sob pena de serem interpretadas de forma incorreta.

No caso de Isaías 38:1-5, o fato de Deus avisar a Ezequias, dando-lhe a oportunidade de orar, e ainda adiando a sua morte por 15 anos, não assegura que todas as pessoas enfermas que orarem – mesmo que se apresentem com a retidão e humildade de Ezequias – serão igualmente curadas. Sempre será uma decisão de Deus que comanda tudo dentro dos seus perfeitos planos.

Diante de qualquer problema, provação, adversidade, o cristão maduro sempre busca o caminho da oração, mas dentro deste contexto de fé e confiança no Senhor.

Deus no comando.

Modificado em 17/04/2022 11:30

Universo Político: