body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Sê forte e mui corajoso”

Por Joedson Telles

“… não te deixarei, nem te desampararei” – Josué 1:5 (ARA).

O livro de Josué narra a história da conquista de Canaã – a Terra Prometida por Deus a Abraão, por meio dos seus descendentes. Revela como Josué foi escolhido por Jeová para conduzir os israelitas, o povo de Deus. Nos mostra, principalmente, que, de forma soberana, Deus escolhe pessoas para executar os Seus propósitos na terra.

“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel” (Josué 1:1,2).

As palavras de Deus confirmaram o que o próprio Moisés havia dito em Deuteronômio. “Passou Moisés a falar estas palavras a todo o Israel e disse-lhes: Sou, hoje, da idade de cento e vinte anos. Já não posso sair e entrar, e o Senhor me disse: Não passarás o Jordão. O Senhor, teu Deus, passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, e tu as possuirás; Josué passará adiante de ti, como o Senhor tem dito (Deuteronômio 31:1-3). Ou seja, as pessoas são distintas, mas os planos de Deus são os mesmos eternamente.

A soberania de Deus ainda é revelada quando observamos que as terras prometidas aos israelitas estavam ocupadas por outros povos. Deus, que criou todas as coisas, não apenas decidiu dar as Suas terras ao povo que escolheu para ser Seu, mas também estar junto nas batalhas. Fiel à aliança, Deus não deixou Josué e demais israelitas entregues à própria sorte.

“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei (Josué 1:5). “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha…” (Êxodo 19:5).

A fidelidade de Deus aos israelitas se estende, obviamente, aos cristãos de hoje. A igreja que tem como regra inegociável a Palavra de Deus é o povo de Deus. Israel. E, óbvio, que, assim como Deus foi com Moisés e Josué, é e será sempre com todos os crentes. Deus cumpre suas promessas; agora, cobra obediência.

“Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Josué 1:7).

Josué 1:7, aliás, serve de combustível para todo cristão encontrar forças diante dos obstáculos da vida. Ser “forte e corajoso”, quando o problema vem com força, é lembrar que existe um Deus que cumpre suas promessas. O Deus que tudo comanda, e que enfrentou e venceu a morte de cruz no lugar de pecadores, no perfeito plano de redenção. Tudo pela graça.

Jesus não morreria pelos seus e depois os abandonariam. Está no céu; à direita do Deus Pai, intercedendo por seu povo, que, pela fé e gratidão, anda em retidão, obediente à Palavra de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

Modificado em 04/02/2024 08:44

Universo Político: