body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Saúde participa de videoconferência sobre mortalidade materno-infantil

Representantes das Secretarias de Saúde de todo o Brasil participaram, na manhã desta quarta-feira 5, da IV Videoconferência da Rede Cegonha, que neste mês tratou sobre a mortalidade materno-infantil. Em Sergipe, a videoconferência aconteceu no Hospital Universitário (HU), em Aracaju.

Durante as três horas de reunião, liderada pelo Ministério da Saúde (MS), foram debatidas ações de enfrentamento para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal, além de pontos estratégicos para maior cobertura e assistência da Rede Cegonha. Entre as palestras, foi abordada a vigilância do óbito materno e a situação dos partos normais no Brasil; os impactos dos partos cesarianos na saúde materno e neonatal, bem como, o papel dos Centros de Parto para a qualificação da atenção de mães e filhos.

“Esta é a quarta videoconferência do ano que nós abordamos a Rede Cegonha e, a cada encontro, podemos trocar experiências e aprender estratégias que têm dado certo pelo país, para aqui implantarmos. Também é o momento em que o ministro Alexandre Padilha mostra os indicadores nacionais e regionais para saber como está a situação do Sistema Único de Saúde”, declara a representante da SES, Áurea Torres.

Rede Cegonha

Sobre a Rede Cegonha, que é um modelo do MS que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada durante o período pré-parto, gestacional e pós-parto, a apoiadora institucional da Atenção Básica fala que em Sergipe várias ações estão sendo trabalhadas para maior assistência.

“Hoje todo o estado possui a cobertura para a realização do teste rápido da Sífilis, uma forma de monitorarmos dos casos de Sífilis Congênita. Também estamos reforçando a investigação dos óbitos maternos e infantis por parte das equipes do Programa Saúde da Família, para assim direcionarmos as ações estaduais. São diferentes políticas públicas que se complementam com um só objetivo: um acesso completo de Saúde para o cidadão”, finaliza Áurea Torres.

 

Enviado pela Secom do Governo do Estado

Modificado em 06/06/2013 09:48