body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Saúde de Aracaju faz capacitação sobre tabagismo com profissionais de saúde e professores

Começa nesta quarta-feira 21, à tarde, e segue até quinta-feira 22, um curso de capacitação sobre tabagismo para profissionais de saúde e professores da Academia da Cidade, no Centro Permanente de Educação e Saúde (Ceps), no bairro Ponto Novo. Essa capacitação integra as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), cujo contrato foi renovado este ano entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério da Saúde. Este ano, o PSE vai atender 51 escolas, sendo 40 da rede municipal e 11 do Estado, perfazendo um total de 20 mil alunos a serem atendidos.

“Além das escolas, estão envolvidas no PSE, 40 Unidades Básicas de Saúde e 41 equipes do Programa Saúde da Família”, disse Aline Vieira Barros, referência técnica do PSE. Ela acrescentou que o programa tem três componentes: avaliação clínica,  que tem, por exemplo, avaliação antropométrica;  ações sistemáticas, com ações  de segurança alimentar e  promoção alimentar saudável; e capacitação de professores e profissionais das unidades de saúde.

O PSE é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, instituído em 2007, por decreto presidencial. Com a adesão do município ao PSE cada Escola indicada passa a ter uma Unidade Saúde da Atenção Básica (UBS)  de referência para executar conjuntamente as ações.  Por exemplo,  os 130 alunos da Escola Municipal Francisco Guimarães Rolemberg serão assistidos pela USF Ministro Costa Cavalcante, enquanto que as 13 estudantes Escola Estadual Senador Leite Neto serão atendidos pela USF Dona Sinhazinha.

O programa ocorre   através da  interação das  equipes de saúde da atenção básica com as equipes de educação, no planejamento, execução e monitoramento de ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos estudantes.

Paralelo ao curso de hoje, a SMS vem fazendo a sensibilização a capacitação de triagem oftalmológica nas 40 unidades de saúde. “Já fizemos esse trabalho em 21 das 40 unidades e nossa meta é atingir as demais até o final de setembro”,  explicou Aline Barros.

 

Enviado pela PMA