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Saúde bucal de Aracaju atende mais de 78 mil pessoas neste primeiro semestre

De janeiro a julho deste ano, as 66 equipes de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Aracaju, atenderam a 78.230 pessoas nas 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desse total, 2.274 foram pacientes com necessidades especiais, 3.315 gestantes, 3.058 idosos e 4.169 crianças de zero a cinco anos de idade. Para o coordenador da saúde bucal da SMS, José Guimarães Neto, os números são extremamente significativos, porque quando o trabalho foi iniciado na atual gestão “as unidades básicas estavam todas sucateadas”, diz.

Além do número de atendimentos, José Guimarães ressalta que 11.435 tratamentos foram concluídos. A meta, agora, é trabalhar ainda mais para aumentar a oferta deste serviço no segundo semestre, ?principalmente em atividades que promovam a prevenção em saúde bucal, entre elas a escovação supervisionada?, afirmou.

Nos mais de 78 mil atendimentos estão inclusos 27 serviços odontológicos disponibilizados pela SMS como atividades e ações coletivas (que são orientações a grupo de pessoas), aplicação de flúor gel, escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor individual e atendimento domiciliar. Neste último, por exemplo,  2.476 pessoas foram atendidas em casa.

Nestes sete meses, também, a coordenação da saúde bucal realizou 2.040 exames de raio x periapical, que obtêm a imagem de um a três dentes.  A SMS fez, ainda, 1.190 raio x panorâmicos,  cujo aparelho estava desativado desde 2011. Esse exame pega toda a boca, inclusive a mandíbula e os maxilares para mostrar se o paciente tem alguma patologia de maior complexidade.

No balanço divulgado pela coordenação da saúde bucal não estão inclusos os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Cemar do Conjunto Augusto Franco.

Dentre as mais de 78 mil pessoas atendidas nas UBS está a dona de casa Neide Souza, que buscou a Unidade Dona Jovem, no bairro Orlando Dantas. ?Procurei a unidade para fazer uma obturação. A cirurgiã-dentista me atendeu muito bem, me orientou como higienizar meus dentes e até hoje esse dente obturado está muito bom e não dói mais!?,  disse Neide Souza.

Aprovação da comunidade

Usuários dos serviços de saúde bucal disponibilizados pelas Unidades de Saúde da Família  elogiam a qualidade do atendimento e o empenho das equipes de dentistas. A estudante Bruna Letícia, conta que passa por consultas rotineiras no gabinete odontológico da USF Francisco Fonseca no bairro 18 do Forte. ?Sempre sou bem atendida, os dentistas são atenciosos avaliam bem a saúde da boca?, afirma a usuária.

Também no bairro 18 do Forte a dona de casa Aldeli dos Santos elogia as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde que está reformando toda a unidade de saúde e fazendo melhorias na sala do gabinete odontológico. Aldeli acredita que ?as melhorias são fundamentais para o melhor atendimento a comunidade. É muito bom ter dentista próximo da nossa casa e poder contar com um bom atendimento. Acredito que a boca e um belo sorriso são um cartão postal das pessoas e por isso devemos cuidar bem da saúde bucal?, revela a usuária que já passou por diversos procedimento de baixa complexidade como limpeza bucal e obturações.

 

Enviado pela Secom da PMA

Modificado em 15/08/2013 17:21