body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

São Cristóvão realiza “Programa de Combate a Cegueira”

A Prefeitura de São Cristóvão na última quarta,11, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE ), realizou na Unidade de Saúde da Família Maria José Figueroa, no Conjunto Eduardo Gomes, a 2ª edição do Programa de Combate a Cegueira.

O glaucoma é uma doença assintomática que causa perda de visão, chegando a cegueira irreversível e não tem cura mas, tem tratamento.
A dona de casa Maria Augusta dos Santos, chegou cedo para realizar os exames e aprovou a ação.“ Programas como este que nos ajudam a detectar uma doença tão grave como essa, deve existir sempre. Eu mesmo, nunca fiz esse exame, não sabia nem que existia.”
O Programa de Combate a Cegueira tem como público alvo pessoas com idade acima de 40 anos, hipertensos, diabéticos, além dos que possuem histórico familiar de Glaucomatosos na família e que possuem 10% de chance de desenvolver a doença.
Segundo o Secretário de Saúde do Município, Fernando Rodrigues, todas as etapas para detecção da doença foram seguidas. “Todos os procedimentos foram seguidos, e a população atendeu de pronto ao nosso chamado para o tratamento dessa doença gravíssima e causadora da cegueira.Nessa edição realizamos exames, se detectado o glaucoma o paciente já saiu medicado, além de revisões que foram realizadas.” relatou o secretário.
Foram atendidos 433 pacientes e dentro desse total foi detectado 89 glaucomatosos, e foram realizadas 43 revisões.

joedson: