body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria ratifica apoio à luta dos prefeitos e defende novo pacto federativo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) ratificou hoje (18) o seu apoio à luta travada pelos gestores públicos que vivem cenários cada vez mais arrochados e sem perspectivas. “O quadro não é bom. Vemos a angústia de gestores que querem trabalhar, mas não têm como. Infelizmente, faltam-lhe recursos e sobram atividades, grande parte delas, repassadas pelo Governo Federal”, afirmou, ao reclamar que o Governo não repassa recursos na mesma proporção das demandas.

Como exemplo, Maria citou que o Governo Federal repassa pouco mais de R$ 0,30 para a merenda de cada aluno matriculado na rede pública. O valor, ressaltou a parlamentar, não paga o lanche que é servido diariamente. “E se não paga, como faz? Ai, o prefeito tem que custear a diferença que, em geral, é duas ou três vezes maior que o valor repassado”, contou a senadora.

Uma das saídas, observou a parlamentar, é estabelecer um novo pacto federativo no país, onde haja equilíbrio nos repasses das finanças. “Hoje, lamentavelmente, a grande fatia do bolo arrecadatório, fica com o Governo Federal. O que é repassado aos prefeitos e governadores é um valor ínfimo que não cobre as obrigações que lhes são impostas”, afirmou Maria.

Para ela, os gestores públicos já não aguentam assumir responsabilidades, sem ter como custeá-las. “O cenário econômico do país é desolador. A nossa economia não cresce. Os indicadores econômicos revelam que teremos um ano ainda mais difícil”, destacou a parlamentar democrata, ao observar que é preciso encontrar alternativas para que todos se ajustem à essa realidade.

Enviado pela assessoria

Modificado em 18/02/2015 20:33

joedson: