body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Projeto de Goretti Reis obriga a instalação de eliminador de ar na tubulação do sistema de água

Por Cristina Rochadel

Na manhã desta quarta-feira, dia 30, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) teve a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei (PL), o de número 115/2019, que obriga as empresas concessionárias dos serviços de abastecimento de água a instalação de equipamento bloqueador e eliminador de ar na tubulação antecedente ao hidrômetro, sem ônus para o consumidor.

A indicação da parlamentar foi devido ao grande número de relatos de usuários do sistema de abastecimento de água de Sergipe, sobre as constantes falta de água nos domicílios e as cobranças excessivas das faturas, o que comprova que o consumidor está pagando pelo ar existente na rede. Diante disso, Goretti apresentou esse PL. O descumprimento fará com que a concessionária conceda o desconto de 30% do valor da fatura mensal.

“Nossas propostas são sempre para beneficiar a população. Com essa iniciativa o consumidor terá o direito ao equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água residencial ou comercial. É recorrente que as tubulações, quando desligadas, necessitam de total ou parcial esgotamento e quando a rede é novamente operacionalizada é necessária a pressão proveniente de ar comprimido para que a água volte ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores em cerca de 40% a mais no valor na conta. Em algumas regiões esse cálculo pode gerar prejuízo aos consumidores de até 80%”, explicou a parlamentar.

Modificado em 30/10/2019 17:47

Universo Político: