body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Presidente da Amurces destaca importância da capacitação para gestores

“É muito importante trazer as políticas públicas da área da Saúde do Governo Federal para perto dos municípios. Muitas vezes um pequeno município não consegue recursos por falta de informações. E é isso que estamos proporcionando neste evento. Estamos garantindo aos prefeitos e aos secretários de Saúde um momento de esclarecimento de dúvidas. E ninguém melhor que Rogério Carvalho para fazer isso”. Foi com esse sentimento que o presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (Amurces), prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, o “Zé de Bá”, recepcionou prefeitos, secretários e técnicos do Ministério da Saúde que participaram da 1ª Oficina de Capacitação e Informação no Âmbito das Ações de Saúde.

Durante todo o dia, os participantes puderam discutir temas, como “o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com o cidadão na perspectiva da construção de políticas públicas e espaços de participação social dentro do SUS”, e refletiram sobre questões relativas à política de saúde. “Iniciativas como essa da Amurces são importantes porque a gente faz um debate geral sobre todos os assuntos e uniformiza a compreensão sobre o problema da saúde no Brasil”, disse o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS (SGEP), Rogério Carvalho. Para ele, “é fundamental que os municípios, prefeitos e governadores se unam a essa bandeira de mais recursos para a saúde. Senão nós não vamos conseguir atender a todas as necessidades de saúde da população brasileira”.

Técnicos do Ministério da Saúde, do Fundo Nacional da saúde, da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde e da SGEP vieram para Aracaju junto com Rogério Carvalho para participar dos debates e tirar dúvidas dos prefeitos e secretários municipais. “Temos projetos dos municípios sergipanos que estão no MS que precisam ter celeridade. Então, estamos tirando dúvidas de como fazer para poder apressar a liberação dos recursos. A ideia é que a gente possa diminuir o tempo de espera das cidades daqui de Sergipe”, explica Carvalho.

Para o presidente do Conselho Estadual de Secretários da Saúde, Saulo Eloy Filho, promover a capacitação e o debate sobre o SUS foi uma escolha de grande relevância. “Percebo de forma destacada que a proposta de Rogério é sustentar a relação Ministério, Estado e Municípios. E é assim que se constrói, formatando um modelo municipalista como referência de trabalho”, informa.

A prefeita do município de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos Sousa Silva, destacou a importância de capacitações na área da Saúde. “Está de parabéns a Amurces. A Associação foi muito feliz na escolha do tema porque nós gestores encontramos muitas dificuldades para ofertar, de fato, uma saúde de qualidade para a população. Então entendemos e agradecemos pelo evento que é grandioso. Vamos sair daqui muito mais atualizados e capacitados para fazer mudanças na saúde de nosso município”, agradece.

O prefeito de Cumbe, Marcelo Moraes, também parabenizou a iniciativa da Amurces. “É de muita importância o Ministério da Saúde estar aqui hoje, num momento de crise que os municípios estão vivendo. É primordial a capacitação de recursos para viabilizar investimentos tanto na infraestrutura, quanto na saúde. A sociedade clama por uma saúde de qualidade e a Amurces está de parabéns. Os prefeitos e secretários de saúde vão sair daqui com uma riqueza de informações que com certeza vão ajudar na nossa gestão”, afirma.

joedson: