body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Presidência do PT: Dudu descarta chapão e perde eleição para João Daniel

Por Joedson Telles

No último sábado, dia 19, o presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), Rubens Marques, o professor Dudu, representando a Articulação de Esquerda, não aceitou a ideia de chapa única, no Congresso Estadual do PT, e disputou a eleição para presidente do partido, em Sergipe, que foi vencida pelo deputado federal João Daniel. O candidato vitorioso foi apoiado por petistas como o senador Rogério Carvalho, a vice-governadora Eliane Aquino, o deputado estadual Iran Barbosa, Márcio Macedo e Silvio Santos. Dudu explicou que não aceitou o “chapão” por entender que há diferenças não só na tática, mas também na estratégia entre as correntes, e elas precisavam aparecer no debate.

“O que a aguerrida militância da Articulação de Esquerda fez foi, acima de tudo, disputar os rumos do PT Sergipe, dizer aos companheiros e companheiras que detém mandatos que a vanguarda é o partido e não eles, e por isso eles devem se subordinar as deliberações coletivas da direção, porque não somos um partido eleitoreiro, não somos uma sigla para encubar candidaturas. Dissemos também que ninguém no PT está acima da sua base militante. Condenamos as alianças com setores da direita, inclusive golpistas. Alertamos para o equívoco do PT na análise do governo Bolsonaro, pois se o diagnóstico tá errado as ações para combate-lo serão ineficazes. Cobramos sintonia entre a luta institucional com as lutas de massas lideradas pelos movimentos sindical e social.Dissemos também que viveremos uma maratona com obstáculos difíceis de transpor contra esse governo com características fascistas, mas ainda tem gente no PT achando que a luta contra a coalizão golpista será uma corrida rápida. Não será”, disse Dudu.

Segundo Dudu, nenhum governo na história do Brasil (República) contou com tanto apoio, como o atual que é sustentado, de acordo com o sindicalista, pelo Judiciário, sistema financeiro, empresários, mídia (capitaneada pela Rede Globo), maioria do congresso nacional, amplos setores das igrejas (evangélicas e católica), Forças Armadas apoio externo dos EUA etc. “A Articulação de Esquerda disse também que o PT precisa perder a ilusão de que é possível uma saída para o Brasil negociada com o centrão que tem o golpista Rodrigo Maia como ‘poderoso chefão’. A Articulação de Esquerda convocou a militância petista para intensificar a luta nas ruas por Lula Livre, por entender que a sua prisão aconteceu para que os capitalistas do Brasil e do imperialismo pudessem destituir a nossa economia e recolonizar o país”.

Ainda segundo Dudu, o site The Intercept já deu conta de desmoralizar o bando de golpistas que tem Moro e Dallagnol, mas não só, como porta vozes e provou que o golpe contra Dilma e a prisão de Lula fez parte de uma trama articulada por essa gente que não aceitou a inclusão de milhares de pobres, mesmo sem mexer na riqueza do andar de cima, fruto da exploração capitalista, muito menos a soberania do Brasil a partir de Lula. As tarefas para as direções eleitas, entende Dudu, serão dificílimas, e isso requer que o PT se reconecte com as suas bases o quanto antes, porque somente luta de vanguarda não dará conta de alterar a correlação de forças com esse governo tirano.

“Com as direções eleitas, já é hora de fazermos um planejamento que coloque o PT como timoneiro das mudanças que o Brasil precisa. Precisamos voltar a governar o Brasil e devolver ao povo tudo que foi roubado dele a partir do golpe. Anular as reformas deve fazer parte da nossa agenda de lutas. Sergipe: defendemos que o PT desembarque dos governos Edvaldo Nogueira  e Belivaldo Chapas, porque eles funcionam como sucursais do governo Bolsonaro. Defendemos ainda candidaturas petistas para a Prefeitura de Aracaju e também no interior e para o governo do Estado. O companheiro João Daniel venceu a disputa, e eu desde já me coloco à disposição para reorganizar o partido e fazermos muitas lutas. A saída é pela esquerda”, finaliza.

Modificado em 20/10/2019 13:11

Universo Político: