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Prefeitura entrega certificado a mais de 40 guardadores de carro

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), dando início a uma série de eventos em comemoração aos 161 anos da capital, entregou nesta terça-feira, 1º, 41 certificados a guardadores de carros da região do Centro da capital. Eles participaram das oficinas de Atendimento com Qualidade e Marketing Pessoal. As oficinas tiveram início no final do ano passado, foi desenvolvida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), conjuntamente com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

O objetivo das oficinas foi o de aperfeiçoar o serviço desempenhado por esses profissionais conhecidos como “flanelinhas”. Segundo o prefeito João Alves Filho, com o certificado, o guardador de carros ganha credibilidade junto à população. “É importante, pois o nosso maior objetivo é protegê-los, pois nós estamos dando cursos para eles se aperfeiçoarem e também queremos abrir alternativas de trabalho, dentro da PMA e com os outros órgãos, para que eles tenham uma condição melhor. Na atual situação, eles ficam desprotegidos e estamos procurando viabilizar para que eles tenham uma vida mais tranquila e equilibrada”, enfatizou o prefeito.

A prestação do serviço também fica mais segura, pois, agora, eles passaram a usar um colete. “Foram convidados todos os guardadores que ficam na região do parquímetro para que eles sejam cadastrados e não fiquem marginalizados, sem poder atuar. Por conta disso, a prefeitura fez o cadastro desses profissionais e a gente está qualificando para conseguir um emprego e, desta forma, eles possam ser identificados para os condutores de carro dentro da região do Centro”, comentou a presidente da Fundat, Glaucia Guerra.

Inclusão

Na ocasião, a Fundat e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) celebraram um Termo de Cooperação, com o objetivo de encaminhar os guardadores de carro para os processos seletivos realizados pelas empresas do transporte coletivo urbano de Aracaju. A partir dessa união de esforços, eles terão mais facilidade no processo de inserção no mercado de trabalho, possibilitando a saída da informalidade.

Para o presidente do Setransp, Alberto Almeida, participar dessa parceria é importante para gerar emprego formal. “A preocupação do Setransp é participar desse projeto da Fundat na tentativa de buscar parte de trabalho formal que foi treinado e qualificado pela Fundat. A importância é trazer os que estão na informalidade para o emprego formal”, frisou.

Serviço complementa renda

Alexandre Silva, que guarda carros na região do Centro de Aracaju, recebeu certificado e o colete para exercer a função. Ele atesta que, por trabalhar com o jaleco da prefeitura, conta com uma maior confiança por parte das pessoas. “Nos deram a oportunidade, com um serviço digno, a trabalhar olhando o carro das pessoas. Quanto mais derem essa oportunidade, a gente agradece e, com esse fardamento, será o nosso crachá de identificação e só temos a agradecer. Com a chegada do rotativo ficou difícil da gente ganhar dinheiro e, com o apoio da Fundat, estamos conseguindo ganhar o pão de cada dia e dar mais credibilidade com o freguês, que terá mais segurança em deixar o carro com a gente”, contou o guardador.

Já para Marcelo Souza, com a qualificação houve uma valorização da categoria. “Para a categoria de guardador de carro isso foi muito importante, pois, antes era menosprezada e, com essa ação, isso traz um incentivo para todos nós. Todos fardados e devidamente identificados melhora a nossa categoria”, disse.

Ailton Cordeiro afirmou que esse conhecimento trará melhorias. “Muito bom, pois tem mais segurança e conhecimento. Foi um tempo de aprendizado que fez com que a gente ficasse regulamentado, o que melhora o atendimento aos clientes”, ressaltou.

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