body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitura de Itaporanga alerta contribuintes para prazo de entrega do ITR

O período para os contribuintes apresentarem a declaração do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) vai de 18 de agosto a 30 de setembro. É o que determina o Instrumento Normativo 1.483/14, publicada no Diário Oficial da União, na última terça-feira, dia 22 de julho.

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Economia e Finanças, lembra que a declaração é obrigatória para toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária ou possuidora de imóvel rural.

O coordenador de Tributos da Secretaria Municipal de Finanças, Antônio Marcos, adverte que o valor comprovado, em caso de fiscalização, deve ser o mesmo que foi declarado. Ele explica como o contribuinte deve proceder para apresentar a declaração.

“Os contribuintes possuidores de imóveis localizados no território de Itaporanga D’Ajuda, sujeitos a incidência do ITR, devem utilizar o Valor da Terra Nua por hectare (VTN/ha) mínimo aceitável, que é de R$ 3.395,36. Caso o contribuinte opte por um valor inferior ao informado pelo município à Receita Federal, quando notificado pela fiscalização, e a motivação seja valor do imóvel, deverão apresentar a documentação comprobatória do valor por ele informado. Em relação ao ITR, a declaração em questão é obrigação do contribuinte ou seu representante legal efetuar”, explica Marcos.

A Declaração tem como objetivo apurar o imposto devido referente ao exercício de 2014. Para efetuar a dedução das áreas não tributáveis da área total, o contribuinte deverá apresentar o Ato Declaratório Ambiental (Ada).

De acordo com o Instrumento Normativo, há duas formas de pagamento: a vista, com pagamento até dia 30 de setembro, ou parcelado em até quatro vezes – com vencimento da primeira parcela no mesmo dia da quota única e as demais no último dia útil dos meses subsequentes.

O contribuinte que tiver alguma dúvida deve entrar em com contato com o setor de tributos da Secretaria Municipal de Finanças pelo telefone: (79) 3264-2700. O horário de atendimento ao público é das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Enviado pela assessoria

 

joedson: