body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Precisamos de presidente que enfrenta os poderes”, diz candidato Jovair Arantes, em SE

“Presidente que fica com medo de enfrentar os poderes não serve pra nós mais. Precisamos de presidente que enfrenta os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo com harmonia, respeitando as divisas na individualidade, mas mostrando que a Câmara tem que ter, sobretudo, as ações imediatas e as suas responsabilidades”. A afirmação foi feita, na tarde desta quarta-feira, 18, no Aeroporto de Aracaju, pelo candidato à Presidência da Câmara Federal, Jovair Arantes (PTB-GO).

Ao lado dos deputados da bancada sergipana, Adelson Barreto (PTB), André Moura (PSC) e Valadares Filho (PSB) – além dos deputados Valtenir Pereira (MT), Wilson Filho (PB) e Alfredo Kaefer (PR), o candidato ressaltou a necessidade de mudar o Regimento Interno da Câmara Federal.

“Vamos imediatamente, fazer uma renovação do Regimento Interno da Casa, que está arcaico; foi um regimento para cinco partidos políticos e, hoje, nós temos mais de 28 partidos na Câmara. Temos que dar transparência e mudar o horário de funcionamento. O cidadão que está em casa, tem que saber o dia que vai votar uma lei e o que essa lei diz respeito a ele. E ele quer assistir, então tem que saber o dia e a hora que vai ter a votação, com clareza. Precisamos acabar com essas votações noturnas, que isso a sociedade não aceita, nós não aceitamos, os deputados não querem isso”, alerta.

Baixo Clero

Indagado se é o candidato do baixo clero, Jovair Arantes foi enfático: “Essa história de apoiar o baixo clero é de quem não quer dar protagonismo, possibilidade de que os 513 deputados possam ter as suas ações parlamentares desenvolvidas e respeitadas pelo conjunto dos deputados. O nosso trabalho será no sentido de resgatar verdadeiramente a imagem da Câmara, que desde a redemocratização é o pior momento que a Câmara vive e nós temos o papel de dar previsibilidade, transparência e fazer com que seja respeitada outra vez pela sociedade brasileira’, destaca.

“Essa é uma eleição absolutamente majoritária que busca sobremaneira, eleger a pessoa que tem mais experiência e mais coragem para fazer o que tem que ser feito. A política está muito em baixa no Brasil, precisa de pessoas que queiram fazer. E eu tenho coragem, tenho experiência, tenho seis mandatos de deputado federal. Na atividade política brasileira, a Câmara é o poder mais importante e o mais próximo da comunidade, pois temos hoje 513 deputados, que representam 210 milhões de pessoas e precisa ter essa transparência e essa possibilidade de comunicação com as comunidades de uma forma mais efetiva”, entende.

Campanha

O deputado Jovair Arantes já visitou 12 Estados em busca de apoio à sua candidatura com vistas às eleições para a Presidência da Câmara Federal, marcadas para o próximo dia 2 de fevereiro, a exemplo de Goiás, do Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.

Após a entrevista coletiva de imprensa no Aeroporto de Aracaju, ele se reuniu com o governador Jackson Barreto (PMDB), no Palácio de Veraneio. “Estou aqui para mostrar ao governador, ao prefeito e ao povo de Sergipe que nós vamos estar lá tendo uma interlocução permanente com os governos estaduais. Hoje o pacto federativo é uma questão fundamental para que a gente possa recuperar o prestígio que tem a questão da relação política com a União. Essa visita é a 12ª faltam só 15 unidades da federação que vamos cumprir até a próxima quarta-feira, sempre fazendo um contato com os deputados, respeitando o conjunto da sociedade brasileira”, explica.

Quanto ao apoio recebido até agora, Jovair Arantes prosseguiu: “O apoio declarado é dos deputados que estão dizendo que vão votar em mim. É aquela velha história: o deputado, a urna e o voto. Acredito que esse voto secreto será muito favorável e nós vamos realmente ganhar essas eleições para modificar o perfil da Câmara, que precisa ter mais interação com a sociedade. Eu tenho apoio dos deputados e a simpatia do governador Jackson Barreto, que foi meu companheiro de partido em Brasília e hoje está fazendo um belo trabalho, fazendo o dever de casa. Vim aqui buscar os votos dos deputados, com certeza terei”, acredita.

Amigos

Após a reunião, o governador de Sergipe falou sobre a visita. “Foi uma visita de amigos, ele comunicando da candidatura dele. Eu já militei no PTB ao lado de Jovair e tive uma relação de amizade, muito respeitosa. Sempre fui muito bem recebido e muito bem acolhido no PTB. Fui procurado pelo deputado Adelson Barreto para receber Jovair e eu o recebia em qualquer circunstância. Eu acho que do ponto de vista institucional, um governador, um deputado federal é sempre um amigo e a gente tem a obrigação de receber bem. Essa é a característica do sergipano e como governador não vou deixar nunca de receber um deputado federal, membro de uma casa que eu convivi por 16 anos”, ressalta Jackson Barreto.

O candidato participou de um jantar com deputados da bancada sergipana e na manhã desta quinta-feira, 19, segue para a cidade de Maceió (AL), dando continuidade à campanha.

Por Aldaci de Souza

Modificado em 18/01/2017 23:51

Universo Político: