body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Políticos querem formar “grupo dos 30” para disputar a Câmara Federal

O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) afirmou, nesta segunda-feira, dia 27, que a reunião que aconteceu, na ultima sexta-feira, dia 24, que contou com a presença de vários nomes da política sergipana, teve o objetivo de unificar três partidos, visando formar uma chapa de deputados para a disputa eleitoral em 2022.

“Em virtude da nova legislação, precisamos dialogar e entender como a gente pode se posicionar. As pessoas viram a necessidade de dialogar e entender que os pré-candidatos a deputado federal, de estatura política mediana, para devem estar juntos na mesma sigla partidária para conseguirmos o coeficiente eleitoral”, disse.

Rodrigo, que é pré-candidato a deputado federal, acredita que o time que está sendo construído tranquilamente elegerá dois deputados federais, podendo fazer um terceiro.

“São pessoas testadas eleitoralmente e buscamos a possibilidade de concorrer a eleição de forma justa e igualitária. É muito triste o que aconteceu com Emília, por exemplo, que teve mais de 50 mil votos, e não foi eleita por conta da legenda”, disse.

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC), que também é pré-candidato a deputado federal, relatou que o encontro gerou uma grande repercussão, e, de lá pra cá, muita gente tem procurado as pessoas envolvidas neste novo grupo para discutir o ingresso nele.

“Ficou chamado do grupo dos 30. Isso é: o candidato que entendemos que tem em média de 30 a 40 mil votos, porque nessa legislação que temos hoje ninguém pode ser eleito com menos de 30 mil votos para deputado federal”, explicou.

Segundo Samuel, o diálogo foi construído e ficou acertado que o mandato não será apenas de quem for eleito, mas que haverá compromisso com os que ficaram de fora. Ainda segundo ele, todos são articuladores e têm a mesma competência.

“Conversamos com Heleno Silva, com Fábio Henrique, Venâncio Fonseca, Jony Marcos, Zezinho Guimarães e com outro deputado estadual que não nos liberou para falar o nome. Temos algo em torno de 9 pré-candidatos a deputado federal com a esperança de alcançar 140 mil votos em geral. Isso possibilitaria fazer 3 deputados federais”, garantiu.

Do Universo, com informações da Fan FM

Modificado em 27/09/2021 20:24

Universo Político: