O itabaianense José Victor Menezes tem sido destaque na imprensa local, nacional e redes sociais, desde que atingiu média alta na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por ter apenas 14 anos. Nesta sexta-feira, 30, ao conceder entrevista a um programa de rádio local, Victor citou que se inspirou no Projeto de Lei do Senado 144/2012, de autoria de Eduardo Amorim (PSC-SE), para fazer a redação do Enem, a qual obteve 960 pontos, de uma nota máxima de 1000.
O tema da redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”, o mesmo tratado no PLS 144/2012. “Para a redação eu me inspirei no projeto de lei do senador Eduardo Amorim. Ele criou o projeto com o intuito de regularizar a publicidade e venda casada de brinquedos com lanche, por exemplo. Serviu como um argumento consistente na redação”, disse José Victor.
Segundo o calouro de medicina, para fazer uma boa prova de redação é preciso “treinar a estrutura da redação, ter coerência e coesão, nunca se esquecendo de lembrar qual o tema principal”, disse José Victor.
De acordo com Eduardo Amorim, é extremamente importante saber que um Projeto de Lei de sua autoria serviu de fonte para argumentos em redações de exames nacionais. “Uma prova para ingressar na universidade é a chave para o futuro desses jovens. Quando as pessoas estudam e acompanham nossas atividades parlamentares é fundamental para que elas saibam seus direitos e deveres e também cobrem por melhorias. No caso do Victor, o estudo do meu projeto resultou num argumento importante de uma redação que mudou o rumo da vida. Parabéns”, disse Eduardo.
PLS 144/2012
O Projeto de Lei do Senado 144/2012, de autoria do senador Eduardo Amorim, tem o objetivo de vedar a promoção e a comercialização de refeição rápida acompanhada de brinde, brinquedo, objeto de apelo infantil ou bonificação.
Acredita-se que a decisão de consumir alimentos deve ser tomada com base na qualidade da dieta, e não pode ser ofuscada pelo impulso ou desejo de apropriação de um brinquedo ou objeto com apelo infantil. Em muitos casos, a criança nem está com fome, ela simplesmente pede aos pais que comprem o lanche apenas para receber o brinde, atraída pelos personagens de desenho animado que ali existem.
Esse impulso ou desejo de adquirir tais objetos é amplamente estimulado por um marketing agressivo, que incute nos pequenos consumidores uma necessidade desenfreada de ter e de consumir. Utiliza-se, dessa forma, um processo subliminar associado à incapacidade de julgamento e à inexperiência criança.
Atualmente, o PLS 144/2012 está pronto, tramita no Senado e aguarda entrar em pauta na comissão.
Enviado pela assessoria