body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Placar da Justiça chega a Aracaju

Pela primeira vez, o Placar da Justiça estará na cidade de Aracaju, em João Pessoa, nesta segunda-feira (16),para conscientizar e esclarecer os cidadãos sobre o número de processos que chegam ao Judiciário de todo o País e quantos desses poderiam ser evitados. O contador digital estará instalado em frente ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), na Praça Fausto Cardoso, a partir das 9h da manhã.

De acordo com a metodologia desenvolvida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mais de 106 milhões de ações tramitam no Judiciário de todo o país, um novo processo a cada cinco segundos chega às varas e fóruns do Brasil. O “Processômetro” traz dois contadores: o primeiro com o número de processos que tramitam na Justiça em tempo real; e um segundo contador que aponta a quantidade de processos que não deveriam estar no Judiciário se o Poder Público, bancos, empresas de telefonia, de planos de saúde e tantos outros setores cumprissem a legislação e garantissem os direitos dos cidadãos. São mais de 42 milhões de processosque poderiam ser evitados e resolvidos por meio de acordos, uma economia estimada em R$63 bilhões para os cofres públicos.

Para o presidente da AMB,João Ricardo Costa, os números revelam uma realidade grave. “A partir desses dados percebemos quea sociedade brasileira não tem conseguido resolver os seus conflitos por meio de acordos. Praticamente tudo é levado para o Judiciário. Queremos alertar a todos sobre os riscos e as consequências de tamanha litigiosidade, especialmente em importantes setores da economia, cujas causas devem ser examinadas em profundidade.O Placar da Justiça vai possibilitar que toda a sociedade conheça e acompanhe a situação real da Justiça e desperte para a importância de mudarmos essa cultura”, avalia.

Gustavo Plesh, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), também destaca a carga excessiva de trabalho que chega aos juízes de todo o país. “A gente enfrenta uma carga desumana. A cada 5 segundos, um novo processo entra na Justiça. A partir do movimento Não deixe o Judiciário parar, a sociedade vai reconhecer o esforço da magistratura e ver que existem alternativas para melhorar esta situação”, disse.

O Placar da Justiça já passou por Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa. Depois de chegar a Aracaju, o Processômetro itinerante segue Florianópolis.

Enviado pela assessoria 

Universo Político: