body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Pacto reúne mais de mil para fortalecer o ensino Médio

Cerca de 1.200 participantes, entre cursistas, técnicos, gestores dos Departamentos e Diretorias de Educação, diretores e coordenadores escolares, lotaram o Teatro Tobias Barreto na manhã desta quarta-feira, 25, quando ocorreu o primeiro encontro do II Seminário do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Sergipe.

O evento, que está sendo realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi aberto pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

Após apresentação musical da cantora Célia Gil, a solenidade teve início com o discurso do secretário Jorge Carvalho, que destacou a preocupação do governo do Estado de Sergipe com o fortalecimento do Ensino Médio. Ele afirmou que, de cada 100 alunos que ingressam no ensino fundamental, menos de 40 prosseguem seus estudos no ensino médio.

“Isso é uma exclusão perversa, nós precisamos e iremos combater. O Pacto pelo Ensino Médio é muito importante porque nós estamos dialogando com os professores que trabalham no ensino médio, visando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas”, bradou.

Ele diz ser necessário constituir e organizar uma rede sólida de instituições de ensino médio em Sergipe, fortalecendo as escolas de tempo integral e ampliando o número dessas instituições. “O Plano Nacional de Educação estabelece a meta da universalização do ensino médio, que o governo de Sergipe pretende cumprir”, disse.

Gestão de Aprendizagem – O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli, lembrou os problemas enfrentados na educação, afirmando que o ensino não está bom em Sergipe e no Brasil como um todo.

“O Pacto pela Educação é um projeto ao qual a UFS está estreitamente relacionada no que diz respeito aos alunos que chegam à universidade. É evidente que esses alunos não estão bem preparados e temos que formar melhor os nossos professores. Nós só podemos enfrentar esse dilema se as nossas instituições começarem a dialogar sobre o problema”, disparou.

O diretor do Departamento de Educação, Manuel Prado, afirmou que “os estudos mais recentes mostram que nós temos alguns problemas no sentido de construir uma educação de qualidade na oferta desse nível de ensino. Esses problemas estão muito relacionados à gestão da aprendizagem, à formação continuada dos professores”.

O pacto, segundo ele, firma esse acordo entre os docentes, entre a gestão das unidades de ensino e das redes, “no sentido de criar momentos de reflexão e de estudo, para que os professores possam pensar sobre os desafios que são colocados no dia a dia e em sala de aula’.

A chefe do Serviço de Ensino Médio da Seed, Ana Lúcia Muricy, destacou a importância dos palestrantes convidados para este primeiro  momento do encontro.

“Trouxemos professores que são autores dos cadernos de estudos para interagirem com os cursistas e todos os participantes da formação. A base pedagógica principal dessa formação são os cadernos de estudos. Na primeira etapa, tivemos os cadernos relacionados a diversos temas. Nesta segunda, temos os cadernos relacionados a quatro áreas do conhecimento e ao trabalho pedagógico no ensino médio”, afirmou.

A primeira palestrante foi a professora Mônica Ribeiro, que falou sobre o tema “O Ensino Médio e a Formação de Professores”. O segundo palestrante foi o professor Ruberval Maciel (UEMS), um dos autores do caderno de Linguagens.

Para Ruberval, “o evento reúne vários professores para pensarem em outro desenho para a educação na escola pública. Destaco a relação com linguagens. Nós, professores de língua portuguesa, estrangeira, educação física e artes, temos a linguagem como matéria prima. Proponho uma formação mais voltada à formação crítica aos professores e alunos da escola pública”.

Importância para o professor – Os participantes deste primeiro dia de encontro destacaram a importância do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

A diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, afirmou que “hoje será um dia inteiro de discussões com o intuito de sairmos dos índices que a gente apresenta hoje, não só Sergipe, mas em todo o Brasil. É preciso que tenhamos uma escola que dê mais condições aos nossos alunos entrarem no nível de exigências”.

O professor João Raimundo dos Santos, que ensina no Colégio Estadual Francisco Figueiredo, em Aquidabã, destacou a necessidade de que os docentes estejam sempre atualizados.

“Acho essa formação interessante porque a gente pode se reunir com os colegas, atualizar os nossos conhecimentos e tentar entender a cabeça do jovem adolescente nos dias de hoje. É preciso associar a programação do conteúdo com a atualidade deles, que hoje em dia utilizam ferramentas tecnológicas”, disse.

O professor João Adelino dos Santos, que dá aula no Colégio Estadual Leandro Maciel, em Pacatuba, afirmou que “este evento foi uma novidade muito boa. Todos os cursistas que estão comigo avaliaram de forma positiva. Um novo horizonte se abriu para a escola do ensino médio. Esse pacto é algo que veio para fomentar idéias novas”.

Já Ivana Maria Andrade Vila Nova, que ensina no Colégio Estadual Raimundo Lima Vieira, em Itabaianinha, destacou que “a educação tem buscado outros caminhos e o pacto é um espaço em que os professores podem se encontrar, além da sala de aula. Acho que as discussões são muito boas e creio que o evento terá um bom aproveitamento”.

O que é o Pacto Estadual e Federal ?

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma ação articulada pelo Ministério da Educação (MEC), Universidades Públicas e Secretarias Estaduais de Educação.

O objetivo é a promoção da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam nesse nível de ensino, nas áreas rurais e urbanas, bem como rediscutir e atualizar as práticas docentes, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Na Seed, o Pacto está vinculado ao Serviço de Ensino Médio e apresenta atualmente 1.225 cursistas, dentre professores e coordenadores de ensino atuantes nas escolas da capital e interior do estado.

Modificado em 25/02/2015 20:03

joedson: