body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Os problemas e o fantástico poder da fé para superá-los

A palavra de Deus

Por Joedson Telles

A morte de uma pessoa querida, um câncer, o desemprego, a fome, a solidão que acaba levando à depressão muitas vezes sem a passagem de volta. São muitos e angustiantes os problemas que fazem com que as pessoas experimentem a sensação da infelicidade mais avassaladora que um ser humano é capaz de suportar. Em momentos como estes, é comum a pessoa recorrer a tudo em busca de uma solução. E mais comum ainda dar com a cara na porta, e os problemas só crescerem.

Há, evidente, problemas gerados por atitudes que tomamos de forma impensável – ou mesmo irresponsável, quando o Espírito Santo fala, fala, fala, mas não damos ouvidos. Todavia, existem problemas que são de origem exclusiva espiritual. Não o procuramos, mas fazem parte do processo do qual ninguém consegue escapar na missão de conseguir a salvação eterna mediante a graça de Deus. Aliás, Jesus Cristo, sem o qual não se chega a Deus, antecipou isso. “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada (Mateus 10:34).

Evidencia-se neste pequeno texto bíblico que, ao aceitar Jesus como salvador, se engana aquele que pensa que os problemas desapareceram como uma mágica. De fato, se a pessoa começa a usar a fé e escuta o Espírito Santo dificilmente tomará uma decisão equivocada cuja consequência será um novo problema. Entretanto, os problemas espirituais continuarão. Em alguns casos, até crescem. Assumir a fé em Jesus é chamar satanás para uma briga (leia o livro de Jó). O inimigo sabe que para ele não existe mais a possibilidade de salvação e vive o seu resto de tempo com o objetivo de levar o maior número possível de pessoas para o inferno na sua companhia. Em outro texto detalharemos mais sobre isso…

Voltando aos problemas, se são inevitáveis, ainda que passemos a viver pela fé, como lidar com eles, então? O foco do cristão, do verdadeiro cristão, não é a salvação via Jesus Cristo, mediante graça de Deus? Jesus não fala em espada? Então, fica óbvio que devemos usar esta espada contra os problemas. Espada esta que é a própria fé. Simplesmente, fazer uso destas duas letrinhas para vencer qualquer problema. Lembre-se que fé é o contrário de medo. Veja o que diz Deus a Josué num momento em que ele se desespera diante de um problema gigantesco: a responsabilidade de assumir o lugar de Moisés comandando uma multidão.

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. (Josué 1:1-5).” Mais adiante, Deus ratifica para não deixar dúvida que aqueles que tem fé contam com Sua proteção. “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares (Josué 1:9)”. Deus é contigo, internauta.

Deus, nas suas sábias e infalíveis palavras, nos diz claramente que tudo está na fé Nele. Não importa o tamanho do problema, Deus sempre será infinitamente maior. E para acioná-lo a nosso favor basta usarmos a fé, pois o Seu amor pela humanidade o deixa sempre de plantão 24 horas para acioná-lo mediante uma oração na fé em Cristo Jesus. Lembro em tempo que o medo anula a fé. Não adianta orar, mas em seguida passar a duvidar que aquele problema cairá por terra.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:1-6)”.

Para encerrar duas coisas: primeiro lembro que a fé é um dom de Deus, que desembarca na mente humana somente pelo ouvir a palavra de Deus, a Bíblia. Seja lendo, numa pregação de um homem de Deus ou num texto como este calçado, não em conhecimentos do autor, mas na própria Bíblia. E, segundo, observo que devemos orar e perseverar sempre. Viver a fé constantemente. Mas ter humildade (e sabedoria) para entender que a fé é nossa, mas o tempo é de Deus. O problema pode desaparecer após a oração, mas pode também persistir. Cabe ao cristão continuar na fé. Uma hora Deus vai agir.

Deus no comando.

Modificado em 30/11/2014 08:38

joedson: