body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“O que a Deso precisa é de investimentos e valorização dos trabalhadores”, diz Eduardo Amorim

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) voltou a destacar em Brasília o atual momento pela qual passa a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso. Em atividade a quase 44 anos, operando o saneamento e o tratamento da água em 73 municípios, incluindo a Capital, de acordo com uma pesquisa recente publicada pelo Instituto Trata Brasil, Sergipe é o 10º melhor Estado brasileiro em abastecimento de água.

Para o parlamentar, são fatos que atestam a qualidade dos serviços da Deso, apesar do seu “sucateamento imposto pelos Governos, ao longo dos anos”. Eduardo disse que o Governo de Sergipe insiste em defender a privatização da Companhia. “Todos sabemos que a alternativa supera as deficiências que o setor de saneamento enfrenta em nosso Estado não passa pela privatização e a aplicação adequada dos recursos financeiros disponibilizados”, informou Eduardo.

“Com o interesse de privatizar, o Estado falha e frustra a expectativa da sociedade quando às possibilidades de se alcançar a universalização do acesso aos serviços de saneamento, abastecimento de água em quantidade e qualidade adequadas, coleta e tratamento de esgoto, bem como a política de coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos e de drenagem”, detalhou o senador.

Eduardo afirmou que é triste o que vem acontecendo com os serviços prestados pelo Estado e a forma como os servidores vêm sendo tratados. “A Deso constitui um patrimônio técnico e tecnológico, ao longo de mais de quatro décadas, de altíssima qualidade, fato que justifica a qualidade da prestação dos serviços, em oposição a falta de investimentos e o sucateamento da Companhia”, lamentou.

“O que a Deso precisa é de mais investimentos, melhorias nas condições de trabalho e valorização dos seus trabalhadores, para que possam prestar melhores serviços à população, além de uma gestão técnica e de controle social”, disse Eduardo ao informar que na última sexta-feira tomou conhecimento que o BNDES havia começado a contratar, por meio de licitação, as consultorias que serão responsáveis por projetar modelos para a privatização de serviços de saneamento em 20 estados brasileiros, dentre estes, Sergipe.

O senador enalteceu o ‘Dia Mundial da Água, mas afirmou que não havia muito a ser comemorado. “Apesar dos avanços alcançados pelo pais na última década, ainda precisamos caminhar bastante para alcançar os objetivos e metas estabelecidos pelas Nações Unidas para o avanço do desenvolvimento humano no Brasil”, disse Eduardo.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 22/03/2017 18:58

Universo Político: