body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O imprescindível arrependimento


Por Joedson Telles

“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus (Mateus 3:1,2).

Assim como a crucificação de Jesus Cristo, o sentido da Bíblia é chamar o homem ao imprescindível arrependimento dos pecados e viver sob a direção de Deus. São vários textos diretos ou indiretos através dos quais Deus faz o alerta.

Em Atos 2: 38, por exemplo, está escrito: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Já em 2 Pedro 3:9 lê-se: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

O próprio Jesus Cristo fez também, evidentemente, o chamado, como atestamos em Marcos 1: 14, 15: “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”.

Não se discute, portanto, à luz da Bíblia, a importância do arrependimento para a salvação. Abandonar o pecado e pautar a vida nos planos de Deus é a única alternativa inteligente para quem quer ter vida eterna na luz. A vida em abundância prometida por Jesus Cristo em João 10:10.

Este arrependimento, entretanto, não pode ser falso. Precisa ser sincero e estar lado a lado com a fé em Deus e na sua palavra. Quando estamos falando das coisas de Deus, não cabe o “jeitinho brasileiro”.

Segundo os teólogos, há dois tipos de arrependimentos: atrição e contrição.

Na atrição, a pessoa se arrepende do pecado por temer ser penalizada de alguma forma. Perder uma bênção, por exemplo. Logo, não tem valor cristão.

Já na contrição, há o arrependimento pela consciência que pecou e desagradou a Deus. Existe o reconhecimento que foi na contra mão dos caminhos traçados por Deus com o seu infinito amor.

No arrependimento que agrada ao Senhor, há também a conversão. Abandona-se o pecado, tem-se fé no perdão de Deus e leva-se uma vida nova em Cristo Jesus.

Deus no comando.

Modificado em 20/02/2022 13:52

Universo Político: