body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O cordeiro de Deus, Cristo Jesus

Por Joedson Telles 

 “Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que seja aceito pelo Senhor, e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar” – Levítico 1:3,4 (NVI). 

O sacrifício era feito, simbolizando com o sangue do animal a expiação. O homem pecava e o animal era sacrificado. Se fosse holocausto, o animal  tinha a pele removida, era cortado em pedaços e  queimado no altar. Moisés é detalhista ao registrar tudo em Levítico.

Entretanto, se saltarmos para o livro de Hebreus, no novo testamento, esbarramos no capítulo 10, versículo 1: “A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar”.

O autor de Hebreus vai mais longe, ao assegurar, no versículo 4, ser impossível o sangue de um animal resolver o problema do pecado.

Deus poderia deixar o homem morrer no pecado que ele mesmo procurou (Gênesis 3). Deus não deve nada a ninguém. Mas a sua bondade o fez sacrificar seu filho amado, Jesus – o cordeiro perfeito; sem pecado para salvar pecadores. Temos um Sumo Sacerdote (Hebreus 5:5) que consegue conciliar a justiça e o amor de Deus.

“Primeiro ele disse: ‘Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste’ ( os quais eram feitos conforme a Lei ). Então acrescentou: ‘Aqui estou; vim para fazer a tua vontade’. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo. Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas” (Hebreus 10:8-10).

Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Está em João 1: 29. Sem o derramamento do seu sangue, não haveria salvação para ninguém. Assim como não haverá para todo aquele que, mitigando a obra perfeita de Cristo na cruz, morrer sem se arrepender dos pecados e ter nele, Jesus, o seu salvador, senhor, modelo de vida, intercessor junto ao Deus pai, no céu.

Modificado em 25/02/2024 08:37

Universo Político: