body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Nas mãos de Deus como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Por Joedson Telles

No livro de Daniel (3:16) encontramos a história de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que, quando ameaçados pelo rei Nabucodonosor de serem atirados na fornalha de fogo, reagem:  “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”

As palavras que foram ditas num momento em que poucos seres humanos não entrariam em pânico, já que eles estavam diante da provável morte. E houve a provocação por parte do próprio rei sobre o poder de Deus para livrá-los da morte, por se negarem a adorar outros deuses. Dito de outra forma, a pessoa que serve a Deus, aos olhos de quem não serve, precisa provar a todo instante que Deus não apenas existe, mas também que age em sua vida.

Evidente que a fé remove montanhas. Que o próprio Senhor Jesus deixa claro que tudo o que pedirmos a Deus mediante a fé podemos alcançar. Entretanto, mesmo transitando do terreno exclusivo da fé para focarmos apenas as coisas mundanas, visíveis ao senso comum, nota-se que há certos pedidos que, se não no momento, mas num futuro próximo, em sendo atendido, trará a pessoa problemas. E, evidente, Deus sabe de tudo e, por misericórdia, deixar de atender. Quantas pessoas viajariam naquele avião que caiu, mas estão vivas porque pediram a Deus dinheiro para viajar, mas não conseguiram? Há inúmeros outros exemplos.

Além do livramento de Deus, há também os propósitos espirituais do Pai. Há desertos que temos mesmo de atravessar. São planos de Deus e, pela fé, devemos apenas aceitar. O galardão, entretanto, não tarda. Aliás, o termômetro é sempre uma boa oração seguida de jejum. Tem-se o problema, apela-se para a oração seguida de jejum. Deus automaticamente responde: pode nos cobrar algo para atender ao pedido. Um perdão a um irmão. Descartar sexo fora do casamento. Traições. Ajudar uma pessoa necessitada. Honrar pai e mãe. Lembrar mais de Deus. Não procurá-lo apenas para pedir. Não ser mentiroso. Sei lá… tantas coisas julgamos pequenas, às vezes nem sentimos que fazemos, mas que desagradam a Deus… Mas tudo, sem exceção, está na Bíblia. É ler e aplicar que se está agradando a Deus. Mas Deus pode também atender ao apelo de imediato sem nós cobrar nada. Ou pode, simplesmente, não atender por ter outros planos. Cabe a qualquer cristão continuar pedindo em nome de Jesus.

Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego tomam a decisão de sequer pedirem o livramento a Deus demonstram fé. Espelham entender muito bem o que descrevemos no parágrafo anterior. Ao ponto de irem além: nem oram e jejuam para pedir nada a Deus. Mas deixam tudo nas mãos do Criador. Evidente que, como tudo na vida, uma fé como esta não nasce do dia para noite. A Bíblia diz que a fé vem do ouvir a palavra de Deus. Leia a Bíblia.

Deus no comando.

P.S. Veja o resto da história de Sadraque, Mesaque e Abed-Nego

Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abed-Nego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abed-Nego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.

Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.

E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abed-Nego.

E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abed-Nego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.

Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abed-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abed-Nego saíram do meio do fogo.

E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abed-Nego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.

Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abed-Nego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abed-Nego, na província de babilônia. (Daniel 3:19-30)

Glória a Deus.

Modificado em 28/07/2013 13:14