body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Na Unit, Thiaguinho apresenta detalhes sobre a execução da Lei Orçamentária Anual

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 4, uma Audiência Pública para estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) sobre a elaboração e execução do orçamento público municipal. O presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, Thiaguinho Batalha (PMB) foi um dos palestrantes, ao lado do vereador Iran Barbosa (PT).

A explanação foi prestigiada por professores, estudantes, vereadores e servidores da Câmara. De maneira muito didática, o vereador Thiaguinho Batalha apresentou os trabalhos da Comissão de Finanças, as reuniões, audiências públicas, falou sobre o Regimento Interno e detalhou os caminhos percorridos pela Lei Orçamentária Anual (LOA), passando pelas comissões temáticas até chegar no plenário para votação.

“É na LOA onde estão disciplinadas as ações do governo e as fontes dos recursos para custear essas ações, com a discriminação das receitas e despesas públicas. Por isso é um dos instrumentos mais importantes do orçamento. Acredito que todos que tiveram a oportunidade de acompanhar a explanação puderam conhecer um pouco mais sobre como é feita a execução e elaboração do orçamento público, um conhecimento que certamente vai agregar bastante ao currículo dos estudantes”, comentou Thiaguinho.

Aprovação

A audiência foi elogiada por estudantes do curso de direito, que enxergaram na palestra uma oportunidade de obter mais conhecimentos. “Achei muito interessante. Foi uma oportunidade dos vereadores serem transparentes com a gente que se interessa e vem assistir. Aqui eu pude aprender um pouco mais sobre LOA e LDO. Quanto mais vezes ocorrer melhor, e eu irei sempre assistir”, disse a estudante Maíza Santos.

Raquel Romero achou muito importante a temática, visto que é uma oportunidade para a população se aproximar do legislativo. “Saber o que ocorre lá, como funciona e como é votada a lei orçamentária e como ela é estruturada, isso é muito valoroso. Parabéns ao vereador Thiaguinho pela palestra e a Câmara de Vereadores por trazer o tema para a universidade”, salientou.

O estudante Caio César destacou a iniciativa de trazer a audiência para mais perto dos estudantes. “Nada mais justo que a Câmara de Vereadores sair do ambiente legislativo e vir para mais perto do público. Para nós, enquanto estudantes, sabermos mais sobre onde é investido a arrecadação pública, é de uma importância sem igual. Gostei da explanação do vereador Thiaguinho, falando sobre os artigos e como a LOA é tratada na comissão”, frisou.

Enviado pela assessoria 

Universo Político: