body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Governo investe na Segurança Pública de Itabaiana

O município de Itabaiana, localizado no Agreste sergipano, tem recebido investimentos do governo de Sergipe no que diz respeito à segurança pública. Como parte das medidas do Plano de Segurança, anunciado pelo governador Belivaldo Chagas, que abrangem todo o estado, a cidade conta agora com a atuação da Força Nacional – em complemento ao trabalho já realizado pela Polícia Militar -, além de uma base móvel de policiamento comunitário, que atua de forma itinerante nas regiões estratégicas, garantindo a segurança da população.

A solenidade de entrega da base móvel e da apresentação da equipe da Força Nacional ocorreu no final de abril e, desde então, as equipes têm atuado em diversos bairros do município, sob supervisão geral do Comandante do 3º BPM, Major Sidney Barbosa. “Com a chegada da Força Nacional, que atua das 13h às 01h da manhã, e da base móvel, que circula das 7h às 19h, garantimos à população um policiamento reforçado nos horários que, de acordo com as nossas estatísticas, possuem maior índice de registros de ocorrências”, explicou.

Ainda de acordo com o responsável, o posicionamento das equipes foi definido após estudos na região do município. “Dividimos o município de Itabaiana em quatro microrregiões e, como temos quatro equipes da Força Nacional, deslocamos cada uma delas para estes pontos. Além disso, temos nossas viaturas circulando por estas áreas, bem como a atuação da base móvel no Centro, onde circula um maior número de pessoas, devido ao comércio”, complementou.

Segurança reforçada

Itabaiana é a primeira cidade fora da capital Aracaju que recebe os reforços da Força Nacional. A atuação no município objetiva auxiliar na segurança da população, combatendo os crimes de homicídio, tráfico de drogas, furtos e roubos, objetivando a preservação da ordem pública.

Os homens da Força Nacional designados para a função reforçarão o policiamento no município, que é sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, cuja atuação se estende por municípios como Carira, Ribeirópolis, Frei Paulo, Campo do Brito e outros municípios do Agreste e do Sertão sergipano.

Já a Base Móvel, que atua em áreas estratégicas com o efetivo de dois policiais, como praças e regiões centrais de comércio, custou R$ 198 mil e conta com seis câmeras externas, além de duas câmeras internas de gravação em alta definição, todas ligadas remotamente à sala de situação da PM, e com capacidade de armazenamento de 500 GB e monitoramento via GPS.

População aprova

Para o comerciante Gilson Rodrigues da Silva, que atua no centro da cidade há cerca de três anos, o reforço policial tem sido encarado de forma positiva pela população. “Ficou mais tranquilo agora, a gente trabalha sem medo de ser roubado, porque a base da polícia está logo ali na esquina. E o pessoal que circula por aqui tem comentado isso também”, afirmou.

O mototaxista Carlos Oliveira Chagas também destacou a sensação de segurança proporcionada pelo maior efetivo de policiais nas ruas. “Realmente, estamos vendo mais policiais nas ruas e isso nos deixa mais tranquilos, mais seguros para trabalhar. Espero que continue assim”, observou.

Morador de Itabaiana, o senhor Airton José reforçou a importância do aumento de policiais militares nas ruas, destacando a atuação da equipe de Itabaiana. “Eles estão de nota 10 pelo trabalho que vem sendo feito por aqui. Agora, com a chegada da Força Nacional e com essa base móvel aqui no Centro, o problema da violência em nossa cidade só tende a diminuir, graças a Deus”, salientou.

Sobre os investimentos

A base móvel foi adquirida no final do ano passado pela Polícia Militar, juntamente com outras quatro bases que se destinaram à CPTRAN e ao batalhão de Tobias Barreto. Os veículos do tipo furgão são adaptados para atendimento e têm capacidade para abrigar até nove policiais.

O objetivo das bases, adquiridas por meio de convênio firmado com o MInistério de Justiça, é garantir maior mobilidade para o policiamento preventivo. Elas são totalmente caracterizadas para facilitar a visualização, e possuem sistema de rádio próprio, com comunicação direta com Ciosp e demais unidades da polícia, abrangendo mais de um bairro. Os policiais militares trabalham em turno de 12 horas, em dias e horas alternados.

Já a autorização de atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no município de Itabaiana decorre de solicitação de ampliação da área de atuação da Força Nacional, formulada no mês de fevereiro deste ano.

A atuação é resultado de intervenção do governo do Estado junto ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que autorizou o deslocamento de efetivo da FNSP ao município para combater os crimes violentos que ali têm ocorrido.

A Força Nacional atua em Sergipe desde janeiro de 2017. Seu efetivo é de cerca de 100 homens atuando em Aracaju e região metropolitana, e, agora, também em Itabaiana. A atuação destas equipes, em pouco mais de um ano, já promoveu uma redução de 14,21% nos índices de homicídio no Estado. Já os índices de roubo e de roubo a ônibus tiveram maior redução, 22,79% e 39,13% respectivamente.

O município de Itabaiana também conta com a atuação do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), desde o ano de 2016. Este é o primeiro Grupamento Tático de Motos implantado no interior do Estado, e é vinculado ao 3º Batalhão de Itabaiana e ao comando do Policiamento do Interior.

Enviado pela assessoria 

Universo Político: