body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Muitas dificuldades precisam ser resolvidas, mas é preciso aceitar o avanço da Saúde”

Governo de Sergipe reage à ideia de intervenção do MS apresentando seus números

Joélia: falando em avanços

Por Joedson Telles

No dia em que o Ministério Público Estadual, anunciou uma ação civil pública, em conjunto com o Ministério Público Federal, visando uma intervenção do Ministério da Saúde na forma como estão sendo gastos os recursos federais que desembarcam em Sergipe, o Governo do Estado não engoliu seco.  “72% dos gastos com a Saúde Pública são custeados com recursos próprios do Governo do Estado, enquanto o Ministério da Saúde arca com 28%. Quando se fala em Saúde Pública, o Estado vem cumprindo muito além do seu papel, garantindo, inclusive, o atendimento que não seria de sua complexidade, a exemplo daqueles que deveriam ser absorvidos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento”, respondeu através da sua página na web o Governo de Sergipe, nesta terça-feira 28.

Pela ação do MPE e MPF, uma equipe multidisciplinar designada pelo Ministério da Saúde passaria a comandar o cofre. Recursos destinados ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e ao Samu estariam no foco. Sem falar que, em a ação vingando, serão suspensos os repasses de recursos federais. “Muitas dificuldades precisam ser resolvidas e há muitos desafios pela frente. Mas é preciso aceitar o avanço da Saúde neste Governo que construiu, equipou, inaugurou e entregou aos gestores municipais 83 Clínicas de Saúde da Família nos municípios do interior do Estado, sendo 22 com salas de estabilização funcionando 24 Horas, além de seis Hospitais Regionais, Hospitais Locais, Unidades de Pronto Atendimento, medicamentos de alto custo. Isso é investimento do Governo do Estado”, diz a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

Com informações da Agência Sergipe de Notícias