body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria defende escola pública em tempo integral

A implantação de escolas em tempo integral é um dos projetos defendidos pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM) – candidata à reeleição. Para ela, esse modelo é uma necessidade, não só para garantir uma melhor formação para os jovens, mas também para atende aos pais que não têm onde deixar os filho no horário em que eles ficam fora da escola.

“É preciso que haja a estruturação das escolas públicas de nível fundamental e médio com esse objetivo. No caso das unidades do ensino fundamental, o segundo tempo seria usado para reforçar o aprendizado, grantindo-lhes uma boa base no ensino e, também, para a prática de esportes. No caso dos estudantes de ensino médio, no segundo turno seriam oferecidos cursos de formação e capacitação profissional”, explicou Maria.

Para Maria do Carmo, que integra a Comissão de Educação do Senado Federal, o modelo de escola integral funciona e, além de manter o aluno fora das ruas, longe das drogas e de outras ações danosas, os pais ficam mais tranquilos, pois sabem que têm a escola para deixar o seu filho. “É mais seguro e o ensino bem melhor aproveitado”, afirmou Maria, ressaltando que esse deve ser um processo gradativo para que as unidades possam ser organizadas com esse propósito.

A senadora lembrou que o atual Plano Nacional de Educação (PNE), prevê que, até 2024, 50% das escolas brasileiras deverão oferecer ensino em tempo integral, mas somente a cerca de 25% dos seus alunos, o que, no seu entendimento, é muito pouco. Para ela, é preciso ampliar esse número de modo a garantir, sobretudo, uma melhor formação para os jovens que enfrentam sérias dificuldades com o atual modelo educacional.

“Nas minhas caminhadas pelo Estado, ouço muitas mães reclamando a falta de lugar para deixar os seus filhos seguros, pois, em geral, precisam trabalhar para ajudar no sustento da família. A escola em tempo integral é uma excelente oportunidade para as essas mulheres que precisam se ausentar de casa para ajudar aos seus maridos. Isso, sem contar, que muitas vezes, elas são os arrimos da família”, afirmou a parlamentar, ressaltando que o modelo amplia o ensino e oferece outras atividades educativas importantes para a formação do cidadão.

 

Enviado pela assessoria

Modificado em 06/09/2014 23:05

joedson: