body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Luciano Pimentel visita ministro de Minas e Energia e leva sugestões

Luciano, Valadares e ministro: sugestões 

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) tem levado ao pé da letra a sua condição de presidente da Comissão de Energia e Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe e dado muita atenção a uma perspectiva futura no âmbito das energias novas e renováveis, sobretudo a solar, a fotovoltaica.

Neste segundo ano do seu mandato, ele já apresentou um projeto de lei instituindo uma Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento de Energia Solar. “Esse projeto objetiva a criação de políticas públicas que estimulem a micro geração de energia para consumo próprio, nos moldes da Resolução 482, através de incentivos governamentais”, diz o parlamentar.

“O projeto tem seis artigos com 27 incisos, todos voltados para o aumento da participação da energia solar, fotovoltaica, termosolar, na matriz energética do Estado. Neste contexto, estão financiamentos às comunidades, apoio científico, campanha publicitária – enfim, um conjunto de ações que ajudem a evolução do setor”, completa Luciano

De olho na atividade, visando sempre o bem-estar da economia sergipana, Luciano fez muitos estudos e viagens no ano passado a congressos e eventos científicos brasileiros, buscando conhecimento da área. “Eu aprendi a gostar do tema e do assunto, e por ele tenho hoje um bom interesse. Precisamos inserir Sergipe neste horizonte”, diz.

Foi com esta visão que nem bem o novo ministro de Minas e Energia, o deputado federal Fernando Bezerra Filho, seu correligionário, tomou posse e já estava Luciano lhe fazendo uma visita. Isso aconteceu na tarde desta quarta-feira, por intermediação do deputado federal Valadares Filho, também do PSB.

“Fomos muito bem recebidos pelo ministro. Falamos das políticas da área, ele se mostrou receptivo, nos passou todos os contatos do principal assessor dele nesta área, o convidei a vir a Sergipe e ele de pronto concordou, se comprometendo a fazê-lo tão logo tome pé das coisas do Ministério”, diz Luciano.

Na conversa com o ministro Fernando Bezerra Filho, Luciano Pimentel sugeriu que ele sensibilizasse a área econômica do Governo a inserir no financiamento pelo FNE – Fundo Constitucional do Nordeste – as ações de geração de energia fotovoltaica através de micro e pequenas empresas, de condomínios e de pessoas físicas. A sobra produção de energia fotovoltaica por pequenos produtores pode ser inserida na rede comercial de energia elétrica, o que é bom para quem produz e para todo o sistema.

O deputado federal Laércio Oliveira, com quem Luciano conversou sobre o assunto, viu muita pertinência na sugestão na esfera do FNE. Durante a visita ao Ministério, os deputados Luciano Pimentel e Valadares Filho contaram com a companhia do empresário José Rosa, pré-candidato a prefeito de Siriri pelo PSB.

“O Estado pode e deve fomentar o desenvolvimento de uma política de incentivo à energia solar, financiando e estimulando a micro geração, o que aliás, São Paulo, Minas, Goiás e Pernambuco estão fazendo – e é disso que trata o nosso projeto de lei. Para exemplificar positivamente, o Governo de Goiás implantou a geração de energia solar para atendimento ao maior hospital do Estado e no próprio Palácio do Governo”, afirma Luciano Pimentel.

Por Jozailto Lima

Modificado em 19/05/2016 09:49

Universo Político: